Skinny Bob é real? Entenda o suposto alienígena mostrado em vídeo

Todas as sextas-feiras, ao vivo, a partir das 21h (pelo horário de Brasília), vai ao ar o Programa Olhar Espacial, no canal do Olhar Digital no YouTube. O episódio da última sexta-feira (25) (que você confere aqui) repercutiu casos famosos de avistamento de OVINIs e como especialistas fazem para desmentir vídeos e imagens de supostas naves extraterrestres.

O divulgador científico Schwarza, apresentador do Canal do Schwarza, comentou, dentre diversos relatos, o caso do “Skinny Bob”, um suposto vídeo vazado de alienígenas em contato com o serviço secreto soviético, a KGB. Schwarza estudou Astronomia Geral, Dinâmica e Evolução Estelar e Reconhecimento do Céu na Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica (EMA), além de ter feito o curso para professores no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).

Schwarza foi o convidado do Olhar Espacial da última sexta-feira (25) (Imagem: Arquivo Pessoal)

Skinny Bob intriga internautas há mais de uma década

Como diversos relatos de avistamento e registro de extraterrestres, as gravações de Skinny Bob surgiram nas profundezas da internet. Em 2011, um conjunto de vídeos curtos publicados no YouTube por um usuário chamado “ivan0135” foram definidos como supostos vazamentos de registros da KGB, o Comitê de Segurança do Estado da União Soviética, em contato com aliens.

Os vídeos mostram um grupo de alienígenas chegando em um aparente disco voador, que logo é interceptado. As figuras são esguias, têm cabeça avantajada e vestem um traje escuro. A descrição nos registros revela que essas criaturas teriam vindo do sistema estelar Zeta Reticuli e que estavam ali para discutir questões diplomáticas.

Segundo as gravações, esse seres seriam escoltados por oficiais especiais e se reuniriam apenas com militares de alto escalão. Dentre as criaturas, uma é destacada na segunda gravação: um extraterrestre apelidado de “Skinny Bob”, “Bob Esguio” em português. Ele é gravado movendo a cabeça e piscando, depois, a câmera registra todo o seu corpo e então um corte brusco o mostra imerso em um líquido, como se estivesse descansando.

De acordo com as gravações, os aliens foram filmados sem seu conhecimento em 1961, evento registrado em um suposto “documento 072/E”. Haveria um tratado firmado entre os extraterrestres e os oficiais que proibiria o registro de fotografias e filmagens das entidades. 

A última publicação de ivan0135, nomeada de “Tape 06 – Family Vacation” (Fita 06 – Férias em Família), mostra três dos supostos alienígenas caminhando em conjunto. As legendas relatam que houve uma série de entrevistas com esses seres entre 1942 e 1969. Desde então, passaram-se 14 anos sem que o usuário publicasse qualquer novo conteúdo.

Ao longo da última década, os vídeos circularam por redes sociais e fóruns online, despertando a curiosidade de milhares de internautas. A polêmica em torno de sua autenticidade gerou um intenso debate: enquanto ufólogos tentam validá-los como evidência real, especialistas se dedicam a desmontar a farsa.

Na entrevista com Marelo Zurita, astrônomo e apresentador do Olhar Espacial, Schwarza explicou os principais argumentos que demonstram a inveracidade dos vídeos de Skinny Bob e como profissionais da área dos efeitos especiais chegaram a um veredito.

Confira o vídeo da aparência dos extraterrestres:

Especialistas dissecaram os supostos vídeos de alienígenas

Em 2023, os especialistas em efeitos especiais do canal Corridor Crew realizaram uma análise das gravações publicadas por ivan0135. A equipe começou com um questionamento às movimentações e à física do extraterrestre.

“Após análises, especialistas começaram a perceber inconsistências. Uma coisa perceptível é o movimento estranho da cabeça. Teria de haver um certo peso, mas ele se move de um jeito tão rápido e parece não ter um contrapeso, algo típico de computação gráfica”, disse Schwarza.

Os profissionais acreditam que pode ser um boneco animado em 3D por programas de modelagem tridimensional. Na época em que foram publicadas as gravações, filmes como Jurassic Park (1993) e Avatar (2009) já continham criaturas e mundos inteiros feitos a base da computação gráfica. Para produtores independentes, o programa 3Ds Max permitia a animação em três dimensões em computadores pessoais. 

A equipe da Corridor reparou que o vídeo tem um contador digital na tela, sendo que supostamente teria sido gravado com uma câmera Super 8, uma filmadora analógica da década de 1960. Isso seria, segundo eles, uma inconsistência da edição do material.

Membros da comunidade r/SkinnyBob, na rede social Reddit, também se aprofundaram no assunto e produziram um site nomeado de “Skinny Bob: a Forensic Analysis”, onde publicaram um artigo desmentindo os vídeos em detalhes. 

“Eles conseguiram identificar o filtro de ‘chuvisco’ de televisão antiga utilizado na produção do vídeo”, comentou o divulgador científico. Os integrantes usaram sobreposição para confirmar que as gravações continham um filtro de televisão antiga encontrado em estoques de imagem.

O site traz um capítulo para cada aspecto do vídeo e pretende ser um compilado de tudo que já foi descoberto sobre as gravações. Ao fim, a comunidade produtora do artigo deixa seu contato para informações futuras a serem descobertas. Até hoje, ninguém assumiu a autoria do canal e dos vídeos de Skinny Bob.

Relato deste ano reaqueceu o caso

Em julho deste ano, Edward Keith Abbott, autodeclarado ex-militar do exército dos Estados Unidos, trouxe um novo relato sobre o caso de Skinny Bob em entrevista ao canal UndercoverETuk. 

Abbott disse ter visto o material completo do extraterrestre em uma Instalação de Informações Compartimentadas e Sensíveis (SCIF), uma sala militar de acesso restrito, em 2008. Ele relatou que a gravação original incluiria cenas coloridas e mostrava as criaturas em detalhes.

Edward Abbott (no canto superior esquerdo) diz ter visto a gravação completa de Skinny Bob. (Imagem: Reprodução/X)

Leia mais:

Se alienígenas existem, eles conseguem enxergar os edifícios da Terra; entenda

Por que ainda não encontramos aliens? A resposta pode estar nos buracos negros

Aliens? Sinais misteriosos aparecem no meio de plantação em Santa Catarina

“Fui buscar as credências e apurar a vida militar dele, mas não encontrei nada. Duvido até que ele seja um ex-militar. Sabemos que ele mentiu, já que há provas que o vídeo do Skinny Bob é falso. O que mais ele pode estar mentindo?” questionou Schwarza. O novo relato segue em apuração, mas não exclui os argumentos anteriores. 

Schwarza e Zurita defendem que, para algo de tamanha magnitude – como a descoberta de vida inteligente extraterrestre – são necessárias grandes evidências. Segundo eles, essas alegações exigem provas como registros oficiais, análises científicas independentes e múltiplas fontes confiáveis. Sem isso, qualquer material pode facilmente ser fruto de manipulação, mal-entendido ou pura ficção.

“É algo que eu falo para o meu público: se é algo tão importante, por que só um blogueiro está falando disso? É algo para se suspeitar”, concluiu Schwarza.

O post Skinny Bob é real? Entenda o suposto alienígena mostrado em vídeo apareceu primeiro em Olhar Digital.