O estado de São Paulo vai ter o primeiro túnel submerso do Brasil e da América Latina. Com um quilômetro e meio de extensão (dos quais 870 metros serão submersos), ele vai ligar Santos e Guarujá, no litoral paulistano. Diferente de um túnel escavado, este será montado com módulos pré-fabricados.
Na Europa, um túnel está sendo construído com a mesma técnica. A diferença é a escala. O de lá, que vai conectar Alemanha e Dinamarca, vai ter 18 quilômetros de extensão. Vai ser o maior túnel submerso do mundo.
As etapas para construir o túnel submerso entre Santos e Guarujá
O túnel entre Santos e Guarujá vai ter seis módulos de concreto pré-moldados numa doca seca. Depois, eles serão mergulhados na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Por fim, os módulos serão transportados por flutuação até o local onde o túnel será montado, a 21 metros de profundidade no mar.
Túnel entre Santos e Guarujá vai ter 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão submersos (Imagem: Divulgação)
Segundo comunicado publicado pelo governo do estado de São Paulo, as etapas da construção do túnel submerso são:
Preparação do solo
Primeiro, precisa preparar o fundo do canal onde o túnel será instalado. Uma trincheira é cavada no local para abrigar os módulos que formarão a estrutura. Também serão instaladas placas de concreto na vala para suportar os módulos do túnel.
Construção
Os elementos do túnel são peças de concreto construídas numa doca seca, de preferência próxima ao local onde ficará o túnel. Eles contam com piscinas provisórias no seu interior para que a estrutura não afunde na água num primeiro momento.
Transporte
Quando as peças ficam prontas, elas passam por testes de vedação e impermeabilidade. Na sequência, a doca seca é inundada. Por conta das piscinas provisórias, os elementos flutuam para serem transportados por rebocadores para o local onde o túnel vai ficar.
Posicionamento
Os elementos são fixados em pontes flutuantes e posicionados por sistemas eletrônicos no ponto exato onde devem ser mergulhados.
Submersão
A água presente nas piscinas provisórias do interior dos módulos é bombeada, fazendo submergir lentamente os elementos do túnel. Esse processo é monitorado por sensores.
Ligação dos elementos
Por meio de guinchos hidráulicos, os elementos são aproximados até o contato entre eles.
Acoplagem
A união final dos módulos de túnel contíguos é feita pela diferença de pressão atmosférica no interior do elemento já posicionado e a pressão que a água exerce no novo elemento.
Nivelamento
Numa das extremidades do elemento, são ancorados macacos hidráulicos, que movimentam pinos de aço para nivelar o módulo. Os pinos são soldados e os macacos hidráulicos, retirados. Em seguida, é injetada areia na base, formando uma “cama” para assentar o elemento do túnel.
Proteção
Por fim, uma camada de pedras é utilizada para recobrir e proteger o túnel contra impactos de embarcações e o enganchamento de âncoras soltas.
A previsão para a conclusão da construção do túnel é final de 2028, segundo o projeto. O Olhar Digital contatou o governo estadual para checar se a estimativa e as etapas de construção ainda valem. E vai atualizar esta matéria assim que tiver retorno.
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Sobre o túnel
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, segundo o governo estadual.
Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias da pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o projeto será realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos para construção, operação e manutenção. A obra é uma parceria entre o estado e o governo federal. E o leilão está marcado para 1º de agosto de 2025.
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