Santuário do Vale do Amor: diálogo inter-religioso próximo a Petrópolis (RJ)

O Santuário do Vale do Amor, perto de Petrópolis, nasceu da intenção de se criar um diálogo inter-religioso que se materializou com a criação de cenários inspirados em diversas crenças e tradições ao redor do mundo: xintoísmo, hinduísmo, budismo, taoismo e religiões de matriz africanas, como candomblé e umbanda – todas representadas no local.

O local abriga diversos espaços que convidam ao recolhimento, contemplação e também à práticas corporais, tanto são realizadas diversas atividades em grupo, como meditação ou ioga.

Atrações do Santuário

Logo ao passar pela entrada, que é um portão Torii típico do xintoísmo, a primeira atração é o Jardim Oriental. O local é uma mandala gigantesca formando um Yin/Yang, com um altar de Ganesha, ascendente removedor de todos obstáculos na cultura hindu. Após isso, ainda dentro da temática, o visitante passa por um platô dedicado a outras tradições orientais, como budismo, taoísmo e zen.

O segundo platô, chamado Cachoeira de Aruanda, é dedicado às religiões de matriz afro-indígena. A ideia é ter elementos dedicados à umbanda e candomblé, mas também religiões indígenas, celtas, e outras que colocam em celebração a natureza.

O local é uma clareira com imagens de Nossa Senhora da Conceição, São Sebastião, Santa Bárbara, sincretizados na umbanda representando Oxum, mãe das águas doces, Oxóssi, das matas, e Iansã, senhora dos ventos, respectivamente, além de imagens da própria Iemanjá.

Continua após a publicidade

Para quem quer relaxar, há ainda a Igreja de Francisco e Clara, que não tem a estrutura de um púlpito comum, mas é aberta, com bancos de pedra e flores à volta.

O Santuário também tem altares a Kuan Yin, da misericórdia e compaixão, que protege mulheres e crianças. Lá, a ideia é celebrar a energia feminina.

Após isso, o visitante também pode passear pelo Caminho dos Budas, um percurso composto de 16 imagens de buda. Ou, ainda, passar pelo Templo Hindu para meditar, orar ou simplesmente contemplar.

Continua após a publicidade

Três espaços mais recentes, construídos em 2019, também estão abertos, cada um com com sua própria temática. São os chamados Jardins Sagrados: o Jardim de Lótus, o Fibonacci e o Labirinto. A ideia do primeiro, que usa a flor de lótus como símbolo, é expressar o símbolo floral como o processo de ascensão espiritual no mundo, já que as raízes ficam no lodo, o caule na água e as pétalas na superfície.

Já o jardim Fibonacci tem uma premissa um pouco diferente. Trata-se mais de adorar a geometria sagrada, em razão da proporção áurea. O último, com menção ao labirinto, propõe um local de meditação pela escolha de melhores caminhos, enquanto passa por um caminho de bromélias até uma estátua no centro.

Continua após a publicidade

O local também tem práticas de tempos em tempos, como meditações em grupo ou ioga, reiki e tao yin na Sala de Práticas. Também há eventos de celebração e apresentações no decorrer do ano, que podem ser conferidas de antemão no perfil do Santuário no Instagram.

Dicas para visitação

A vantagem é a localização: o Santuário fica a apenas 30 minutos de Petrópolis, a cerca de 12 km. Dentro do local também há lojas de lembrancinhas e imagens religiosas, assim como pedras, cristais e incenso. Caso não tenha trazido lanche de casa, há refeições aos finais de semana e feriados – ligue e informe-se.

Para quem planeja a viagem, um trajeto eficaz é utilizar a Av. Portugal para sair da cidade de Petrópolis e seguir pela BR-040. Quem vai ao Santuário deve estar preparado para cerca de 20 minutos de estrada de terra, um acesso ainda mais difícil em períodos chuvosos.

O Santuário funciona todos os dias, das 8h às 17h, ingresso a R$40.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Petrópolis

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade