Spotify aposta em IA para transformar experiência dos usuários

Durante a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2025, executivos do Spotify destacaram que os avanços da inteligência artificial generativa devem tornar a experiência na plataforma cada vez mais interativa.

A empresa já permite que usuários conversem com um DJ virtual por comandos de voz — recurso disponível para assinantes Premium — e agora planeja expandir essa interface para conversas mais naturais e contextuais.

Conversar com o Spotify será cada vez mais comum — e a IA é o motor dessa mudança (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

IA molda cada vez mais o Spotify

Segundo Gustav Söderström, diretor de produtos e tecnologia, essas interações geram um novo e valioso conjunto de dados.

Diferente dos tradicionais dados de playlists — que relacionam músicas entre si —, os pedidos feitos por voz revelam preferências em linguagem natural, o que pode melhorar ainda mais as recomendações.

O Spotify, afirma ele, não quer apenas prever o que o usuário deseja ouvir, mas também “raciocinar” com base no histórico de escuta e nos comandos recebidos.

Além da experiência do consumidor, a empresa também está utilizando IA generativa internamente para acelerar o desenvolvimento de produtos e otimizar áreas como finanças.

Leia mais

Spotify ficará mais caro no Brasil; saiba de quanto será o aumento

Spotify paga valor recorde para podcasters; veja quanto

Spotify: versão premium terá anúncios? Empresa responde

Executivos dizem que plataforma está desenvolvendo interface mais natural e inteligente com base nos pedidos feitos ao DJ com IA (Imagem: Taner Muhlis Karaguzel / Shutterstock.com)

Metas financeiras não foram batidas

Apesar do avanço tecnológico, os resultados financeiros não agradaram o mercado. O Spotify atingiu 276 milhões de assinantes pagos (alta de 12%) e 696 milhões de usuários ativos mensais, mas não bateu as metas de receita e registrou prejuízo. As ações caíram 10%, pressionadas por projeções fracas e críticas do CEO Daniel Ek à performance do negócio de anúncios.

A aposta na IA, no entanto, segue como um dos pilares para a evolução da plataforma.

Mesmo com prejuízo, Spotify dobra a aposta em IA para reinventar seu serviço (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

O post Spotify aposta em IA para transformar experiência dos usuários apareceu primeiro em Olhar Digital.