Clair Obscur – Expedition 33: veja 8 jogos parecidos para quem amou o game

Uma das maiores sensações do mundo dos games em 2025 é “Clair Obscur: Expedition 33“. O título tem agradado gamers e críticos por sua narrativa madura e visuais mais realistas, que se diferenciam da estética anime dominante nos JRPGs.

Clair Obscur: Expedition 33” apresenta uma perspectiva em terceira pessoa, com sistema de combate que combina mecânicas por turnos e elementos em tempo real.

Em um mundo de fantasia sombria inspirado na Belle Époque, o jogo acompanha um grupo em missão para acabar com a causa de um evento anual que elimina pessoas acima de um limite de idade que diminui a cada ano.

Se você também curtiu este jogo e procura algo semelhante, continue lendo. A seguir, listamos oito jogos com a mesma vibe de “Clair Obscur: Expedition 33“.

Clair Obscur: Expedition 33 / Crédito: Sandfall Interactive, Kepler Interactive (divulgação)

Lost Odyssey

Lost Odyssey / Crédito: Mistwalker, Feelplus, Microsoft Game Studios (divulgação)

Lançado originalmente para Xbox 360 em 2007, “Lost Odyssey” é um RPG com batalhas por turnos. O jogador controla Kaim, um imortal que perdeu suas memórias, e seu grupo formado por mortais e imortais.

O jogo apresenta exploração por mapa-múndi e combates baseados em estratégia. O combate utiliza um sistema em que o jogador deve pressionar um botão no momento certo para aumentar o dano ou o efeito dos ataques. 

O jogo também oferece magias divididas em quatro classes. Há dois tipos de personagens: os mortais, que aprendem habilidades ao subir de nível, e os imortais, que absorvem habilidades por meio de vínculos com outros membros do grupo.

Plataformas: Xbox 360; e Xbox One e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.

Metaphor: ReFantazio

Metaphor: ReFantazio / Crédito: Studio Zero, Atlus, Sega (divulgação)

Lançado em 2024, “Metaphor: ReFantazio” é um RPG de fantasia com batalhas por turnos. O jogador controla Will, um jovem de origem marginalizada, que participa de um torneio para decidir o próximo rei enquanto busca quebrar a maldição que mantém seu amigo adormecido.

A jogabilidade envolve combates com exploração de fraquezas, troca de personagens e uso de habilidades especiais chamadas “Archetypes”, que funcionam como classes. O jogo tem ciclo de dia e noite e clima que afeta a jogabilidade.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Persona 5 Royal

Persona 5 Royal / Crédito: P-Studio, Sega (divulgação)

Game com forte estilo de anime, “Persona 5” é um dos RPGs de maior destaque dos últimos tempos. Aqui, recomendamos a versão Royal, uma edição expandida do jogo original, com novos personagens, um Palácio extra e um enredo ampliado com um arco adicional.

O jogo combina simulação social com RPG de turno, em que o jogador vive uma rotina escolar e explora mundos sobrenaturais no Metaverso. A jogabilidade envolve gerenciamento de tempo, construção de relacionamentos e batalhas usando Personas, manifestações da mente dos personagens. 

A trama acompanha um grupo de estudantes que enfrenta uma ameaça capaz de controlar a realidade e a mente das pessoas.

Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

Yakuza: Like a Dragon

Yakuza: Like a Dragon / Crédito: Ryu Ga Gotoku Studio, Sega (divulgação)

Oitava parcela principal da série Yakuza, “Like a Dragon” se diferencia dos jogos anteriores da franquia. 

Este jogo adota um sistema de batalhas por turnos com equipes de até quatro personagens, diferente dos combates em tempo real dos títulos anteriores. Além disso, o game apresenta um novo protagonista, Ichiban Kasuga.

No combate, é possível usar objetos do cenário como armas e realizar ataques especiais. O jogo também oferece diversas missões secundárias e atividades paralelas. Na trama o ex-yakuza Ichiban, após passar anos na prisão por um crime que não cometeu, é traído por seu antigo clã e parte em busca de respostas.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Nier: Automata

Nier: Automata / Crédito: PlatinumGames, Square Enix (divulgação)

Sequência de “Nier” (2010), “Automata é um jogo de ação e RPG ambientado em um futuro pós-apocalíptico. O game retrata uma guerra por procuração entre androides criados por humanos e máquinas alienígenas invasoras.

A jogabilidade combina combate hack and slash em tempo real com elementos de RPG. Além disso, há segmentos que alternam entre estilos variados, incluindo shoot ’em up e aventura textual.

O jogador controla três androides, cada um com estilos de combate e habilidades distintas.

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Leia mais:

Zerou Death Stranding 2? Veja 6 outros jogos de mundo aberto para você curtir

Os 10 melhores jogos de visual novel

10 melhores jogos de ritmo para PC e consoles

Lies of P

Lies of P / Crédito: Neowiz, Round8 Studio (divulgação)

Inspirado em um clássico da literatura, “Lies of P” combina o romance “As Aventuras de Pinóquio” em uma ambientação sombria que remete à Belle Époque. 

Um RPG de ação, neste game você controla P, um boneco mecânico que busca seu criador em meio ao colapso de uma cidade devastada por doença e rebelião. 

A jogabilidade segue o estilo soulslike e envolve o uso de armas corpo a corpo e um braço mecânico com funções diversas. As armas podem ser desmontadas e combinadas.

Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Fire Emblem: Three Houses

Fire Emblem: Three Houses / Crédito: Intelligent Systems, Kou Shibusawa, Nintendo (divulgação)

Décimo sexto título da franquia “Fire Emblem”, “Three Houses” é indicado para quem curte RPG tático. 

O jogo oferece batalhas por turno com gerenciamento de tempo, personalização de classes e simulação social. O sistema de combate inclui o uso de habilidades especiais, batalhões e a mecânica de retroceder turnos.

O jogador controla Byleth, novo professor do mosteiro Garreg Mach, o qual deve liderar uma das três casas ligadas às potências de Fódlan. Um salto temporal divide a narrativa, que acompanha a jornada de Byleth e seus alunos em meio a uma grande guerra.

Plataformas: Nintendo Switch.

GreedFall

GreedFall / Crédito: Spiders, Focus Home Interactive (divulgação)

Misturando elementos de ação e RPG, “GreedFall” se passa em um mundo fantástico com influências do século XVIII. No jogo, você controla De Sardet, enviado à ilha de Teer Fradee em busca de uma cura para uma praga mortal, e se vê diante de um grande conflito.

Alternando entre combate, diplomacia e furtividade, a jogabilidade envolve exploração e escolhas narrativas que influenciam o rumo da história e o relacionamento com aliados e facções. As batalhas incluem o uso de armas e habilidades especiais.

Platadformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

O post Clair Obscur – Expedition 33: veja 8 jogos parecidos para quem amou o game apareceu primeiro em Olhar Digital.