Reclamações de consumidores insatisfeitos e confusões no atendimento têm marcado a disputa judicial entre a Vlog Logística e o grupo Casas Bahia, devido à semelhança entre as marcas utilizadas pelas empresas.
O caso ganhou destaque depois que a Vlog, que possui o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), descobriu que a Casas Bahia havia criado a VVLog, mesmo diante de oposição e alerta da autarquia federal.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
No início do ano, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF) determinou que a Casas Bahia deixasse de usar a marca VVLog e impôs uma multa diária de R$ 3 mil, limitada a R$ 1 milhão, além do pagamento de danos morais e materiais à Vlog Logística.
A decisão judicial também levou em consideração o relato de que o próprio serviço de atendimento ao consumidor da Casas Bahia direcionava clientes insatisfeitos para a empresa errada, agravando o problema.
Problema persistiu mesmo depois de a Casas Bahia mudar a marca
Mesmo depois da mudança de nome da VVLog para Asap Logística e, posteriormente, para CBFull, a confusão entre as empresas persistiu.
A Vlog Logística afirmou nos autos que as reclamações continuaram e solicitou, entre outros pedidos, a revisão dos valores da ação e uma retratação pública.
Já a Casas Bahia alegaram não serem responsáveis diretamente, por apenas integrarem o mesmo grupo econômico da VVLog.
Justiça negou pedidos das empresas
Na decisão mais recente, a Justiça rejeitou o pedido da Vlog por retratação pública e recusou a solicitação da Casas Bahia para sair do processo.
O caso segue agora para a fase de liquidação de sentença, quando o juiz definirá os valores da indenização e aplicará a multa.
Leia também: “O rolo compressor de Donald Trump”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 279 da Revista Oeste
Ao jornal Metrópoles, a Casas Bahia disse que não se manifesta sobre ações judiciais em andamento.
Apesar de não comentar o processo, a empresa ressaltou que, em 2024, unificou suas marcas de logística – Asaplog e CNT – sob o nome CBFull.
A mudança, segundo a empresa, foi comunicada ao mercado por meio de Fato Relevante.
O post Justiça mantém multa contra Casas Bahia por uso irregular de marca apareceu primeiro em Revista Oeste.