Primeiro foguete orbital da Austrália cai poucos segundos depois de decolar

Nesta terça-feira (29), a Austrália lançou seu primeiro foguete desenvolvido inteiramente no país com o objetivo de alcançar a órbita da Terra. Chamado de Eris, o veículo foi construído pela empresa Gilmour Space Technologies e decolou de um espaçoporto perto da cidade de Bowen, no norte de Queensland. O voo, no entanto, durou apenas 14 segundos até o foguete cair.

O Eris foi projetado para transportar pequenos satélites até o espaço e estava realizando um voo de teste. Após a decolagem, o foguete conseguiu subir, ultrapassou a torre de lançamento e ficou brevemente no ar antes de desaparecer entre nuvens de fumaça. Não houve feridos nem qualquer dano à estrutura da plataforma de lançamento.

Liftoff completed, launch tower cleared, stage 1 tested.
Awesome result for a first test launch. pic.twitter.com/EYbNbGDz3l

— Gilmour Space (@GilmourSpace) July 30, 2025

Empresa considera o lançamento um sucesso

Apesar do incidente, a Gilmour Space considerou o lançamento um sucesso. Em uma publicação no Facebook, a empresa informou que os quatro motores híbridos do foguete foram ativados corretamente. Segundo o comunicado, o teste gerou 23 segundos de queima do motor, sendo 14 deles com o veículo em voo.

No LinkedIn, Adam Gilmour, CEO da empresa, se disse satisfeito com a decolagem, mesmo com a curta duração do voo. Em declarações anteriores, ele havia comentado que é extremamente raro uma empresa privada conseguir sucesso total logo no primeiro lançamento orbital. Por isso, apenas tirar o foguete do chão já seria motivo de comemoração.

Decolagem do foguete Eris na Austrália na quarta-feira, 30 de julho de 2025 (pelo fuso horário local – noite de terça-feira, pelo horário de Brasília). Crédito: Gilmour Space Technologies

Leia mais:

Novo modelo de motor para superfoguete lunar da NASA explode em teste

Honda tem sucesso em lançamento e pouso de foguete

Satélite é perdido após falha em lançamento de foguete da Índia

A Gilmour Space já havia tentado lançar o Eris em outras ocasiões, mas os planos foram adiados em razão de problemas técnicos e condições meteorológicas desfavoráveis. O teste desta terça representou a primeira tentativa da Austrália de colocar um foguete em órbita em mais de 50 anos.

Austrália apoia financeiramente novas tecnologias espaciais no país

Embora o veículo não tenha atingido o objetivo final, autoridades locais elogiaram o feito. Para Ry Collins, prefeito da região de Whitsunday, o lançamento foi uma conquista importante. Ele destacou no Facebook que este é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma indústria espacial comercial na região.

O projeto conta com investimento do governo da Austrália. Neste mês, a Gilmour Space recebeu cinco milhões de dólares australianos em apoio financeiro, como parte de um acordo mais amplo de 52 milhões para incentivar novas tecnologias espaciais no país.

O post Primeiro foguete orbital da Austrália cai poucos segundos depois de decolar apareceu primeiro em Olhar Digital.