Eureka! Tecnologia promete revolucionar baterias para carros elétricos

O número de veículos elétricos no Brasil continua crescendo. Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostram que, no primeiro semestre de 2025, mais de 30 mil novas unidades circulam pelas ruas brasileiras. Se consideramos todos os modelos com algum tipo de eletrificação, esse número ultrapassa 86 mil veículos.

Isso deixa claro que o consumidor brasileiro está disposto em buscar soluções mais eficientes para seus descolamentos diários. Exatamente por esse motivo, as baterias de lítio estão no centro das discussões de segurança.

Baterias de lítio superaquecem com facilidade e podem causar incêndios em casos de falhas. Crédito: buffaloboy/Shutterstock

Superaquecimento das baterias é um dos principais causadores de incêndios em veículos elétricos

Apesar de amplamente utilizadas, as baterias de lítio superaquecem com facilidade e podem causar incêndios em casos de falhas no sistema de gerenciamento de energia, curtos-circuitos, sobrecarga e vazamento térmico causado pelo envelhecimento das células.

No entanto, sensores inteligentes desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, detectam falhas em baterias de íons de lítio antes que elas causem problemas mais sérios ou se transformem em incêndios ou explosões sem controle.

Lítio é matéria-prima de baterias de veículos elétricos. Crédito: SweetBunFactory/iStock

Em nota, os pesquisadores explicam que os novos sensores são incorporados no interior da bateria, ao contrário dos sensores atuais, que ficam na parte externa. Assim, monitoram temperatura, pressão, estresse e alterações químicas em tempo real, gerando alertas e, se necessário, acionando recursos de supressão de incêndio.

Todos já ouvimos histórias sobre incêndios em baterias de íons de lítio e como eles são difíceis de apagar. A melhor abordagem é impedir que eles comecem. Nossa tecnologia pode ser um verdadeiro divisor de águas para muitos setores críticos.

Dr. Kai Yang, professor de Materiais Energéticos e Nanotecnologia do Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Surrey.

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Os sensores foram projetados para serem de baixo custo, escaláveis e compatíveis com processos de fabricação de baterias, se tornando úteis não apenas para veículos elétricos, mas também para tornar os setores de transporte, aviação e sistemas de armazenamento de energia mais seguros.

Monitoramento contribui para aumentar a vida útil das baterias de lítio

As baterias de lítio estão entre os componentes mais caros para a fabricação de veículos elétricos, portanto, aumentar sua vida útil é crucial para melhorar sua confiabilidade.

Sensores fornecem leituras precisas em tempo real para detectar possíveis falhas. Crédito: BLKstudio / Shutterstock

Sensores inteligentes são integrados diretamente aos principais componentes da bateria, com coletores e separadores de corrente, fornecendo leituras rápidas e precisas de dentro para fora. Eles não apenas monitoram o calor, respondem ativamente a ele, usando materiais resistentes ao fogo para retardar o superaquecimento.

Dr. Kai Yang, professor de Materiais Energéticos e Nanotecnologia do Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Surrey.

Aumente a vida útil da bateria de lítio em veículos elétricos

Como a Universidade de Surrey entrou com pedido de patente para a tecnologia, algumas ações contribuem para prolongar a vida útil da bateria de lítio em veículos elétricos:

Evite calor e frio extremos

Evite carregamentos frequentes até 100% ou deixar a bateria descarregar completamente

Utilize sempre que possível o carregamento lento

Evite acelerações e freadas bruscas

Siga corretamente as recomendações do fabricante

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