Nesta quinta-feira (31/7), a base do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, fará o lançamento de uma nova missão espacial da Nasa. Programada para as 12h09, a missão espacial levará quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Dragon, da SpaceX. O lançamento é transmitido ao vivo (veja abaixo).
Minutos antes do lançamento, a tripulação fez o tradicional jogo de cartas, prática adotada desde a missão Apollo 7, de 1967. Segundo a tradição, o comandante deve perder a partida antes da decolagem. Acredita-se que isso elimine qualquer azar do voo.
Leia também
Nasa: asteroide maior do que prédio de 20 andares se aproxima da Terra
Nasa divulga vídeo de nave que mais se aproximou do Sol. Veja
EUA: funcionários criticam cortes do governo Trump na Nasa
Astronauta da Nasa registra fenômeno luminoso raro; veja
Após saírem do alojamento no Edifício Neil A. Armstrong, os astronautas receberam cumprimentos de amigos e familiares. Em seguida, embarcaram em veículos elétricos para a viagem até a plataforma de lançamento, onde iniciaram os preparativos finais. Veja:
Quem são os quatro tripulantes
A missão inclui representantes de três países. Zena Cardman e Mike Fincke, da Nasa, são acompanhados por Kimiya Yui, da agência espacial japonesa, e Oleg Platonov, da Rússia.
Cardman, da Virgínia, é geobióloga e participa da primeira missão espacial. Desde que entrou na Nasa, em 2017, trabalhou no planejamento de operações lunares e no suporte a missões em tempo real.
Veterano, Mike Fincke participa da quarta viagem ao espaço. Somou 382 dias fora da Terra e realizou nove caminhadas espaciais.
O japonês Kimiya Yui, da Jaxa, retorna ao espaço após 142 dias na Estação Espacial durante a Expedição 44/45. Foi o primeiro astronauta do Japão a operar o braço robótico da estação para acoplar um módulo de carga.
E o russo Oleg Platonov também participa da primeira missão espacial. Antes da seleção, ele atuava como engenheiro na Força Aérea Russa. Ele tem treinamento em sobrevivência extrema e pilotagem.
Parceria SpaceX e Nasa
A nave usada nesta missão é a Dragon, da SpaceX. O veículo não é estreante. Já foi utilizado em operações anteriores com tripulações da Nasa, como as missões Demo-2, Crew-2, Crew-6 e Crew-8, além de um voo comercial da Axiom Space. A SpaceX é a principal operadora de viagens da Nasa desde 2020.
A Crew-11 se une a outras tripulações em serviço na ISS. A Estação Espacial Internacional opera continuamente desde 2000. É considerada um dos maiores laboratórios orbitais e abriga missões de agências de diversos países.
Ao longo da viagem, os astronautas realizarão testes, pesquisas e manutenções de rotina. A tripulação também dará continuidade a experimentos em áreas como robótica, biologia e inteligência artificial.
A missão também fornecerá dados para programas futuros, como o Artemis, que prevê o retorno de humanos à Lua. Experiências de longo prazo em órbita são vistas como base para viagens interplanetárias.
A Crew-11 deve permanecer na estação por cerca de seis meses. Ao fim do período, retornará à Terra a bordo da mesma cápsula, que pousará no Oceano Atlântico com o apoio de equipes da SpaceX e da Nasa.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!