A fauna da Austrália é conhecida pela sua diversidade e singularidade, com animais que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Pesquisadores da Universidade James Cook acrescentaram mais um exemplar a essa lista, após descobrirem uma nova espécie de inseto-pau camuflada entre galhos de árvores.
O inseto, batizado de Acrophylla alta, é considerado o mais pesado já registrado no país. A nova espécie tem 44 gramas e cerca de 40 cm de comprimento, comparável ao tamanho de uma mochila. A descoberta foi publicada em junho, na revista científica Zootaxa.
Leia também
Esse inseto sobrevive por anos e pode estar escondido na sua casa
Comerias? Estudo aponta barreiras ao uso de insetos como alimento
Tráfico de insetos ameaça a vida selvagem e a saúde humana
Conheça lagarta carnívora que usa restos de insetos para se camuflar
Veja o vídeo
Os cientistas estudavam as copas das árvores nos Trópicos Úmidos, região no extremo norte do estado de Queensland, quando encontraram o animal incomum. Trata-se de uma área remota e montanhosa no nordeste da Austrália. Por ser uma região é de difícil acesso, os pesquisadores acreditam que as características geográficas do local mantiveram a espécie desconhecida por tanto tempo.
“Ele vive no alto das copas das árvores. Então, a menos que um ciclone ou um pássaro o derrube, pouquíssimas pessoas conseguem vê-lo”, disse o pesquisador e coautor do artigo, Angus Emmott, em comunicado.
A vegetação densa e o ambiente úmido favorecem a camuflagem do inseto, que se mistura com os galhos. Segundo Emmott, o grande porte do animal provavelmente está relacionado a uma adaptação evolutiva às condições da região. O clima frio e úmido pode ter favorecido o desenvolvimento do corpo robusto.
Dois exemplares do animal foram coletados e enviados à coleção do Museu de Queensland para a realização de novos estudos.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!