Você provavelmente está lendo este texto no seu celular. Você, aliás, já deve ter perdido a conta de quantas vezes mexeu no aparelho somente hoje. E, se usa alguma rede social, com certeza já passou uns bons minutos com os olhos fixos na telinha.
O tempo de tela das pessoas vem aumentando nos últimos meses – e isso não sou eu quem está falando. É a Meta. Dados do segundo trimestre de 2025 apontam para uma alta de 6% no número de usuários do Facebook, do Instagram e do WhatsApp: ultrapassaram a casa dos 3,4 bilhões de pessoas em todo o mundo.
Leia mais
Qual o seu tempo de tela? Brasil é um dos líderes do ranking mundial
Passar muito tempo no celular prejudica a visão?
A visão de Zuckerberg para o futuro: superinteligência artificial para todos
O mesmo relatório mostra que o tempo gasto em um vídeo aumentou 20% em relação ao mesmo período do ano passado. E de quem seria a culpa desse aumento? Segundo o CEO da big tech, Mark Zuckerberg, a culpa pode ser da Inteligência Artificial.
A IA e o vício nosso de cada dia
“A IA está melhorando significativamente nossa capacidade de mostrar às pessoas conteúdo que elas acharão interessante e útil”, disse Zuckerberg a investidores durante a teleconferência dos resultados do segundo trimestre de 2025.
O executivo revelou que o tempo gasto no Facebook aumentou 5% nesse recorte.
Já no Instagram, a alta foi ainda maior: de 6% no mesmo período.
E quando falamos em Inteligência Artificial, não estamos nos referindo àqueles vídeos bem falsos (embora engraçados) que inundaram as suas redes sociais nas últimas semanas.
A IA nesse caso é a ferramenta principal por trás do algoritmo.
Com a tecnologia cada vez mais “inteligente”, a rede social te entrega cada vez mais um conteúdo personalizado.
É aquela história: se você assistiu a um vídeo do morango do amor, pode se preparar, pois aparecerão milhares de outros na sequência.
Isso já existia antes, é verdade, mas a IA vem se aperfeiçoando.
Hoje, ela consegue te entregar mais do que vídeos relacionados a palavras-chave.
Ela passou a entender melhor os seus gostos e preferências.
O custo e a saúde mental
Sim, o tempo de tela das pessoas vem aumentando bastante nos últimos tempos. Mas quem ganha com isso? Acertou quem respondeu as empresas de redes sociais.
Existe uma máxima no mercado que afirma que, se você não está pagando por algum produto ou serviço, provavelmente o produto é você.
No caso da Meta, você não pagou um real para se inscrever no Facebook ou no Instagram, certo? Agora, com o aumento do seu tempo de tela, a receita das redes sociais da big tech alcançou os US$ 47,1 bilhões no segundo trimestre, uma alta de 22% em relação ao ano anterior. Ou seja, você ajudou a aumentar o lucro da Meta.
Nada contra o Zuckerberg e as grandes empresas, mas é importante ficar atento também aos últimos estudos que relacionam o tempo de tela e o uso das redes sociais a problemas de saúde mental. Um artigo recente, por exemplo, apontou uma ligação entre tempo de tela elevado e crises de raiva e de frustração em crianças.
Nesse contexto, é importante que a gente monitore cada vez mais o tempo que passamos em frente ao celular. Ah, e se você tem dúvidas sobre qual o tempo de tela ideal para cada idade, você encontra a resposta neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do Tech Crunch.
O post Está ficando mais tempo no celular? A culpa pode ser da IA apareceu primeiro em Olhar Digital.