Festival de Edimburgo leva arte para capital escocesa

O Festival Internacional de Edimburgo, que acontece desde 1947, é uma das mais tradicionais celebrações de artes do Reino Unido. O evento reúne apresentações de música, dança, teatro e ópera na capital escocesa. Ao longo dos anos, o festival se converteu em uma oportunidade para colaborações artísticas inéditas e a estreia de grandes espetáculos que depois ganham o mundo. E o “internacional” do nome não deixa dúvidas: embora valorize também artistas locais, o evento se enche de grandes nomes do cenário mundial nas três semanas de apresentações.

Atrações do festival em 2025

Em 2025, o Festival Internacional de Edimburgo acontece de 1º a 24 de agosto, com apresentações espalhadas pela cidade.

Na música clássica, sempre o carro-chefe do evento, são 45 apresentações confirmadas, por vezes chegando a três ou quatro por dia. O concerto de abertura já dá o tom do que virá ao longo do evento: “The Veil of the Temple”, um épico em coral com 250 integrantes e oito horas de duração, inicia formalmente as funções no Usher Hall no sábado do dia 2 de agosto, à noite.

Espetáculos acontecem em diferentes espaços da cidadeEdinburgh International Festival/Divulgação

Cinco atos estão previstos para as apresentações de dança do festival. No dia 20 de agosto, mostrando que os clássicos podem ser revisitados aos sabores modernos, o destaque é o ousado “Breaking Bach” – um improvável encontro entre uma orquestra executando os clássicos de Johann Sebastian Bach frente a um grupo de hip hop, com uma coreografia do século 21 para músicas de 300 anos atrás. Também estão agendadas cinco óperas durante os dias do festival.

Continua após a publicidade

A programação de teatro contará com outras cinco atrações, em datas consecutivas. Uma das mais aguardadas é logo a primeira, que entrou em cartaz antes mesmo da abertura oficial do festival: entre 30 de julho e 9 de agosto, estão previstas funções do “Make It Happen”, uma obra satírica contando o colapso do Royal Bank of Scotland durante a crise financeira de 2008. A peça é estrelada por Brian Cox, um dos gigantes do teatro escocês alçado à fama mundial por seu papel como Logan Roy na série Succession, da HBO.

Como participar

Há muitos eventos públicos ao longo dos dias de festival, mas as principais atrações costumam exigir compra de ingressos. Em alguns casos, as vendas são restritas ou já se encerraram, mas bilhetes remanescentes costumam ser disponibilizados na antevéspera de cada função.

Para quem estiver de passagem por Edimburgo nos dias do festival, a melhor pedida é consultar o próprio site do evento, buscando informações sobre os ingressos da apresentação em que tem interesse.

Continua após a publicidade

Outra ótima maneira de curtir a efervescência cultural de Edimburgo ao longo do mês de agosto é frequentar os shows do Fringe, o evento paralelo ao festival propriamente dito – e tão antigo quanto – que inclui uma série de performances alternativas, muitas vezes realizadas de forma informal.

Citado como uma versão menos sisuda do festival (ainda que o evento oficial tenha se modernizado ao longo dos anos), a ideia é dar espaço para artistas menores e sem a necessidade de passar por um comitê de seleção.

Para dar uma olhada no que o Fringe 2025 tem a oferecer, confira o site.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Edimburgo

Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade