Com tantas ameaças cibernéticas mundo afora, o uso de senhas se tornou insuficiente para garantir a proteção de contas contra vazamentos de dados e ataques hackers. E uma das maneiras mais eficientes de defesa é a autenticação de dois fatores.
Embora existam muitos aplicativos com o recurso, a maioria é de código fechado, depende de anúncios e rastreadores e não oferece backups com criptografia de ponta a ponta. Por isso, a empresa suíça Proton, especializada em segurança, acaba de lançar uma opção sem concessões.
O Proton Authenticator é um aplicativo gratuito de autenticação de dois fatores, de código aberto, disponível para iOS, Android, macOS, Windows e Linux. A ferramenta permite a importação de todos os tokens já existentes nos dispositivos em apenas alguns segundos.
Camada extra de proteção
A autenticação de dois fatores funciona a partir da inclusão de uma segunda informação além da senha ao fazer login em uma conta. Normalmente, essa informação é um código de seis dígitos gerado pelo aplicativo autenticador.
Códigos de autenticação por SMS também são comuns, mas deixam o aparelho vulnerável a ataques de troca de SIM, segundo a empresa. O aplicativo autenticador é mais difícil de ser hackeado, pois cada código é gerado localmente e expira após 30 segundos.
No caso do Proton Authenticator, o aplicativo pode ser usada para:
Acessar códigos de dois fatores (2FA) em aplicativos móveis e de desktop, mesmo offline;
Sincronizar códigos de dois fatores em todos os seus dispositivos com criptografia de ponta a ponta;
Habilitar backups automáticos;
Importar facilmente de outros aplicativos 2FA ou exportar do Proton Authenticator;
Proteger a conta com biometria ou um código PIN.
Leia Mais:
Como uma ‘senha fraca’ levou uma empresa centenária à falência
Seu rosto, CPF e currículo podem estar alimentando IAs; entenda
Maior vazamento da história? Bilhões de senhas do Google, Apple e Meta teriam sido roubadas
Segurança avançada
O Proton Authenticator pode ser acessado independentemente de ter uma Conta Proton ou não — é possível usar a sincronização do iCloud para combinar os códigos entre vários dispositivos.
A mesma empresa também oferece o Proton Pass, com preenchimento automático de códigos 2FA com as senhas, tornando os logins mais rápidos e fáceis. Já o Authenticator é um aplicativo independente.
O post O aplicativo gratuito que ajuda a proteger suas senhas apareceu primeiro em Olhar Digital.