Como funciona o Passaporte da Estrada Real

Maior rota turística do Brasil, a Estrada Real é um conjunto de caminhos da época do Império que passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (saiba mais aqui).

Quem viaja por esses destinos e quer tornar o passeio ainda mais memorável tem a opção de emitir um passaporte simbólico registrando os locais que percorreu. A ideia é que você vá reunindo carimbos nos lugares que, ao final da jornada, podem render um certificado do que foi visto e vivido.

Existem duas opções do Passaporte Estrada Real, um virtual e um físico, com regras diferentes. Se você está querendo uma lembrança da viagem, o físico é a melhor pedida, já que será possível acumular recordações na forma de carimbos e certificados impressos. Por outro lado, se o objetivo é a praticidade, o passaporte virtual garante uma alternativa descomplicada para registrar os caminhos já feitos.

Passaporte físico

Como obter o passaporte físico?

Interessados devem preencher um cadastro pelo site oficial ou pelo app da Estrada Real (disponível para Android e iOS). Um código será enviado por e-mail. Com esse número em mãos, siga até um dos pontos de retirada de passaporte. Não há cobrança em dinheiro, mas para retirar o passaporte físico é preciso doar 1 kg de alimento não perecível.

Pontos de retirada do passaporte estão disponíveis em Diamantina, Ouro Preto, Cocais, Glaura, Tiradentes, Paraty e Petrópolis. Confira os endereços de cada local neste arquivo.

Como funcionam os carimbos?

Vários pontos de carimbo estão disponíveis nas cidades do trajeto. Há mais de um ponto por cidade, mas não adianta buscar a redundância: para obter o certificado no final do trajeto, só é contabilizado um carimbo por município. Os endereços estão disponíveis no link.

Continua após a publicidade

Quando consigo o certificado?

Quando você reunir carimbos suficientes para solicitar um certificado, é preciso escrever para passaporteestradareal@fiemg.com.br enviando imagens da página inicial do passaporte e das páginas carimbadas.

São quatro caminhos disponíveis dentro da Estrada Real, cada um com um certificado próprio e nível de exigência diferente: 4 carimbos são necessários para o certificado do Caminho do Sabarabuçu, 8 para o Caminho Novo, 10 para o Caminho dos Diamantes e 14 para o Caminho Velho. Quem percorrer todos eles tem direito ao Certificado Especial, prova de que a pessoa completou o circuito disponível.

Passaporte virtual

Como obter o passaporte virtual?

Basta baixar o aplicativo Estrada Real (Android e iOS), preencher o cadastro e começar a fazer check-in nos lugares demarcados ao longo da viagem. O passaporte é gratuito.

Como funcionam os carimbos?

Quem estiver circulando com passaporte virtual deve procurar os chamados pontos de check-in, espalhados ao longo do trajeto, e ir registrando no app. Orientações estão disponíveis no próprio aplicativo.

Continua após a publicidade

Quando consigo o certificado?

O certificado aparece automaticamente no app quando o usuário fez o check-in em todos os locais indicados para aquele percurso. Percorrendo todos os caminhos, é disponibilizado também o chamado Certificado Especial.

Saiba mais sobre a Estrada Real

Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade