Aos desinformados, vale o lembrete: o etarismo nunca esteve na moda e as pessoas mais velhas nunca viajaram tanto. Com tempo livre, mobilidade em dia e estabilidade financeira, os baby boomers da classe média do mundo inteiro querem mais é colocar o pé na estrada. Estima-se que a parcela da população com mais de 60 anos dobrará em quase 22% até 2050, mudança que está influenciando novas tendências no turismo. A plataforma de reserva de passeios TUI Musement analisou as avaliações feitas por seu público com mais de 65 anos e pinçou os destinos europeus que melhor atendem a preferência deste seleto grupo. Foram considerados os destinos europeus com no mínimo 100 avaliações feitas em qualquer idioma.
Lárnaca, Chipre
Principal cidade da costa sudeste do Chipre, Lárnaca lidera o ranking graças ao seu patrimônio cultural e ao animado calçadão de Foinikoudes. As excursões às montanhas de Troodos e às aldeias tradicionais de Lefkara e Fikardou estão entre as atividades mais buscadas pelo público 60 mais.
As charmosas vielas de Lárnaca, no ChipreIntercruises DAM/Divulgação
Skiathos, Grécia
Apesar da sua fama pela vida noturna, esta ilha do arquipélago das Espórades também atrai um público maduro. Os passeios de barco pelas ilhas vizinhas, incluindo Skopelos, onde foi rodado o filme Mamma Mia, são particularmente populares entre os viajantes com mais de 65 anos.
Passeio de barco é um dos atrativos de Skiathos, na GréciaIntercruises DAM/Divulgação
Ilha da Madeira, Portugal
O clima ameno, lindas paisagens e atmosfera serena fazem da Ilha da Madeira um dos maiores destinos para quem passou dos 60 anos. Entre os destaques a conhecer estão os penhascos de Cabo Girão, o Pico do Areeiro e os jardins tropicais do Monte Palace.
+ Leia tudo sobre a Ilha da Madeira
Casas de palha em Santana, a leste da Ilha da MadeiraIntercruises DAM/Divulgação
Cefalônia, Grécia
Localizada no arquipélago das ilhas Jônicas, Cefalônia oferece diversas excursões para explorar locais como a caverna de Melissani, a praia de Myrtos e a vila de Fiskardo. Para os apreciadores de literatura, uma visita à vizinha ilha de Ítaca é um programaço – lembre-se de levar um exemplar da Odisseia.
Cefalônia, na Grécia, é de cinemaIntercruises DAM/Divulgação
Sorrento, Itália
Com vistas para o Golfo de Nápoles e um centro histórico encantador, Sorrento é um destino muito apreciado pelos viajantes com mais de 65 anos. A localização estratégica torna-a perfeita para explorar a Costa Amalfitana, a ilha de Capri e os sítios arqueológicos de Pompeia e Herculano.
Sorrento reserva vistas arrebatadoras para o Golfo de NápolesIntercruises DAM/Divulgação
La Palma, Espanha
Conhecida popularmente como “La Isla Bonita”, La Palma, uma das Ilhas Canárias, tem um ritmo tranquilo e clima agradável o ano todo, o que a torna ideal para viagens fora da alta temporada. Entre os pontos de parada obrigatória estão o Roque de los Muchachos (o ponto mais alto do local), o Parque Nacional da Caldeira de Taburiente e a vila de San Andrés.
Os encantos das ruas de Santa Cruz de La PalmaIntercruises DAM/Divulgação
Menorca, Espanha
Muitas vezes considerada como uma das ilhas mais tranquilas das Baleares, Menorca é ideal para quem procura relaxamento, cultura, natureza e praias paradisíacas. Mahón, Ciutadella e Monte Toro são locais imperdíveis, enquanto os sítios pré-históricos talayóticos atraem os apreciadores de arqueologia.
Menorca e sua costa de cores surreaisPelayo Arbués/Unsplash
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro