Você já reparou quantas senhas, números de cartão de crédito, contas correntes e documentos precisa gerenciar? Neste mundo cada vez mais digital, apenas de contas online, é possível que tenha passado de dezenas de contas, desde redes sociais, aplicativos bancários a aplicativos de namoro. De acordo com o estudo 2024 NordPass, um usuário tem cerca de 168 senhas pessoais e 255 corporativas em média. Ufa, são informações que não acabam mais.
E quanto mais essas informações são necessárias para o dia a dia, mais importante encontrar um local seguro para armazená-las. E um gerenciador de senhas pode ser muito bem-vindo nessa hora.
Como o gerenciador de senhas pode proteger seus dados
Soluções modernas de gerenciadores de senha vão muito além do armazenamento dessas informações. Elas podem armazenar identidades digitais, credenciais de acesso a redes sem fio, dados de cartões de crédito e débito, informações bancárias, documentos pessoais, licenças de software, dados de autenticação e notas confidenciais. Tornando o acesso a essas informações muito mais cômodo, além de mais seguro.
No entanto, gerenciadores integrados ao smartphone, como os aplicativos nativos do Android e iOS, apesar de funcionarem bem para o que se propõem, ainda são limitados em relação a armazenar outras informações. Mas existem no mercado, gerenciadores de senha de terceiros que aliam o serviço de armazenar as senhas e outras informações a sistemas de segurança mais robustos.
O gerenciador de senhas pode ir além das senhas, armazenando identidades digitais, dados de cartões, informações bancárias e muito mais. Crédito: @rawpixel.com/Freepik
Esses gerenciadores são baseados em uma arquitetura de conhecimento zero, em que apenas uma senha mestra consegue descriptografar as informações armazenadas no gerenciador. E é por isso que ele é o local ideal para guardar dados importantes em comparação a mantê-los espalhados por diversos aplicativos e servidores na nuvem. Além disso, permitem a ativação da autenticação de dois fatores (2FA), garantindo maior segurança.
Leia mais:
Guarda senhas no Dropbox? É bom você transferir elas logo, avisa empresa
Gov.br toma medida para aumentar segurança dos usuários
Crimes digitais disparam no Brasil em 2024, revela Anuário de Segurança
Conheça alguns gerenciadores de senha
Gerenciadores de senha oferecem segurança e conveniência ao ajudar o usuário a manter uma vida digital organizada, além de funcionarem em qualquer plataforma.
1Password – Fornece aos usuários uma boa experiência devido a sua interface intuitiva. Também permite ocultar dados sensíveis, oferece suporte a cofres compartilhados, controle de acesso, autenticação de dois fatores e senhas de uso único (OTP). Não tem plano gratuito.
Bitwarden – Baseado em código aberto, oferece bom nível segurança e um custo-benefício interessante. Pode ser usado em todas as plataformas e navegadores, conta com suporte a 2FA e armazenamento seguro de notas e cartões. O plano gratuito é completo e traz diversos recursos, como sincronização entre dispositivos. Mas sua interface pode ser confusa para muitos usuários.
Dashlane – Com uma interface moderna e fácil de usar, o Dashlane inclui monitoramento de dark web, geração de relatórios de segurança e análise de senhas fracas, VPN integrada (no plano Premium), autopreenchimento e armazenamento eficientes. O plano gratuito é limitado a um dispositivo.
NordPass – Voltado para usuários que desejam integração fácil com outros produtos da Nord, como o NordVPN, ele conta com criptografia de curva elíptica (XChaCha20), interface simples, geração e armazenamento de senhas, notas e cartões e suporte a autenticação biométrica e offline.
Keeper – Oferece segurança de nível corporativo e com foco em empresas e compliance, como HIPAA e SOC 2. Traz recursos de armazenamento de arquivos, histórico de senhas e cofres compartilhados. Vem com monitoramento de dark web incluído, suporte a biometria, 2FA e autenticação por hardware, além de uma interface limpa com relatórios de segurança e controle de acesso. Pode ser confuso para usuários leigos e o plano gratuito é limitado.
Se você busca por maior praticidade e segurança para acessar informações, um gerenciador de senhas pode ser a solução ideal, mas é necessário ter em mente que não basta manter esses dados armazenados, é fundamental criar uma senha mestre longa e forte para garantir que outras pessoas tenham acesso.
O post Mantenha suas senhas e outras informações em segurança com um gerenciador de senhas apareceu primeiro em Olhar Digital.