O município de Touros, no litoral potiguar, já ganhou vários nomes devido à sua localização, bem na curva do território brasileiro. Chamado de “cotovelo” ou “esquina” do Brasil, é ali que fica o ponto mais próximo de nosso mapa em relação ao continente africano.
Famosa pelas praias, a cidade de cerca de 35 mil habitantes também conta com o maior farol da América Latina e o marco zero da BR-101, a rodovia que rasga o litoral brasileiro por 4,8 mil km, até chegar a São José do Norte, no Rio Grande do Sul.
A cidade possui registros muito antigos. A localização possibilitou que ela fosse visitada ainda em 1501, onde havia outrora o Marco de Touros, depois transferido para o Museu Câmara Cascudo, em Natal, que fica a 85 km.
As praias de Touros
Touros possui várias praias ao longo dos seus 180 km de costa: destacam-se Cajueiro, Pititinga, Tourinhos e a mais famosa, Perobas. Esta última costuma ser o destino preferido de empresas de viagem que levam até essa parte do Rio Grande do Norte.
Um homem anda a cavalo no litoral de TourosPatricialaraia/Wikimedia Commons
Perobas é repleta de barcos pesqueiros, com um ar pacato de interior e vários coqueiros. Também conta com piscinas naturais a cerca de cinco quilômetros da linha da costa: a Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais, que abrange as cidades de Touros, Rio do Fogo e Maxaranguape.
Para visitar as famosas falésias do município, a dica é procurar a praia de Tourinhos.
Outra praia para conhecer é Pititinga, em uma colônia de pescadores, ideal para um dia sossegado longe do movimento. Também vale seguir até a Praia do Calcanhar, que tem esse nome por ser a ponta do inusitado formato geográfico da cidade.
Touros além das praias
Uma opção para quem quer conhecer mais do município além das praias é o marco zero da BR-101, que marca o “começo” da rodovia que começou a ser construída nos anos 1950. Um grande arco de pedra com uma placa sinaliza o ponto geográfico.
O Farol de Calcanhar, em TourosVitoria Tavares/Wikimedia Commons
O letreiro anunciando “Marco Zero” com uma miniatura de farol ao lado não é à toa: trata-se de uma referência ao Farol do Calcanhar, que fica no ângulo agudo que confere à praia o título de cotovelo do Brasil – ele é o maior da América Latina, com 62 metros de altura.
Leia tudo sobre o Rio Grande do Norte
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro