Esqueça o Algarve e a Comporta por ora. Imagine, no lugar dos destinos mais procurados (e lotados, e caros) de Portugal, uma sequência de falésias verdes que despencam sobre um mar azul-turquesa de águas transparentes e hipnotizantes. Um litoral recortado por praias selvagens e escondidas, trilhas em meio à mata mediterrânea, ruínas históricas, vilarejos charmosos e… vinhos incríveis. Pois essa versão menos óbvia e mais autêntica do verão português existe, fica a menos de uma hora de distância de Lisboa e tem nome: Serra da Arrábida.
O acesso a Praia da Califórnia, em SesimbraBruno Barata/Reprodução
Estrategicamente localizada na Península de Setúbal, a Serra da Arrábida se esparrama entre as cidades de Setúbal e Sesimbra. E é justamente esta última, Sesimbra, que funciona como a base perfeita para explorar esse pedacinho escondido de paraíso: uma vila de pescadores com ares de balneário, restaurantes tradicionais, praias e uma conexão natural com a serra logo ali ao lado.
Passeio de barco pelo litoral da Arrábida: praias espetacularesBruno Barata/Reprodução
Com pouco mais de 5 mil habitantes, ruazinhas estreitas cheias de mesinhas nas calçadas e um calçadão à beira-mar que ferve nos dias de sol, Sesimbra mantém um equilíbrio delicioso entre tradição e autenticidade. Ainda é uma vila (no ritmo, na alma, nos costumes), mas tem uma boa dose de infraestrutura para receber quem chega querendo explorar os arredores.
Onde ficar?
De frente para a Praia da Califórnia, o Sesimbra Oceanfront Hotel é um clássico na cidade há quase duas décadas, mas passou por uma repaginada total recentemente e acaba de ser coroado com 5 estrelas.
Quarto do Oceanfront Hotel: lindas vistas do marBruno Barata/Reprodução
A piscina com vista infinita do hotelBruno Barata/Reprodução
Tem quartos com vista para o Atlântico, spa, academia e a cereja no topo do bolo: uma piscina com vista infinita para a imensidão azul do mar. No verão, a programação especial inclui de aulas de yoga ao pôr do sol a churrascos.
Lounge no hotel: renovado recentementeBruno Barata/Reprodução
Onde comer?
Dentro do Sesimbra Oceanfront Hotel esta a melhor opção da cidade: o restaurante MarLuso, aberto só para o jantar (e com brunch aos domingos), com um cardápio que homenageia o navegador sesimbrense Sebastião Rodrigues Soromenho e mistura ingredientes locais (como os peixes fresquíssimos e o famoso queijo de Azeitão).
Os saborosos croquetes do MarLuso: carne cozida lentamente, por três horasBruno Barata/Reprodução
Guiozas de camarão do MarLusoBruno Barata/Reprodução
Nas mesas ao ar livre, com a brisa do mar batendo no rosto, fica tudo ainda mais gostoso. Pense em guiozas de camarão ao molho ponzu, croquete feito com carne cozida lentamente por 3 horas, peixe grelhado com arroz de coentros… e clássicos como baba de camelo e mousse de chocolate com azeite e flor de sal como grand finale.
Robalo a Bulhão Pato com arroz de coentros: divinoBruno Barata/Reprodução
O que fazer?
A Serra da Arrábida guarda algumas das praias mais bonitas de Portugal. É preciso coragem para encarar o primeiro mergulho (a água é gelada mesmo!), mas a transparência é um eterno convite. A Praia de Galapinhos já foi eleita a melhor praia da Europa pelo European Best Destinations. É mais isolada e preservada, ideal para quem busca tranquilidade em meio à natureza. A Ribeiro do Cavalo é, talvez, a mais selvagem e idílica, mas chegar exige trilha íngreme ou barco. Não tem qualquer estrutura, o que faz parte do charme. Um dos programas mais clássicos da Serra é disputar o seu lugar ao sol no Portinho da Arrábida, onde é fácil de chegar e os restaurantes são deliciosos.
A sala de envelhecimento dos vinhos da Quinta da Bacalhôa: linda coleção de azulejos ibericosBruno Barata/Reprodução
Além de lindas praias, a região é recheada de ótimas vinícolas. A Quinta da Bacalhôa tem duas propriedades imperdíveis: a vinícola propriamente dita, onde há um museu incrível com peças do ceramista Bordalo Pinheiro e uma coleção de azulejos ibéricos, e o palácio renascentista, cercado de jardins impecáveis.
Adega da vinicola da Jose Maria da Fonseca: cerca de 11 mil garrafas e mais de 100 colheitas diferentes de Moscatel de SetúbalDivulgação/Divulgação
Também fica nessa região a José Maria da Fonseca, produtora do vinho mais queridinho dos brasileiros: o Periquita. Em ambas há visitas guiadas e degustações. Programa obrigatório é provar o Moscatel de Setúbal, um vinho fortificado e adocicado que merece um lugar na mala — ou pelo menos na taça, ao fim da tarde.
Reserve hospedagem na região de Sesimbra
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro