A artrose de quadril, também chamada de coxartrose, é um desgaste progressivo da cartilagem da articulação do quadril, que pode comprometer seriamente a mobilidade e a qualidade de vida. Dor na virilha ao caminhar, rigidez matinal nas pernas e dificuldade para calçar os sapatos, por exemplo, estão entre os sinais do problema.
Para ficar atento a essa condição, que pode ser altamente limitante para o paciente, o ortopedista Mauro Meyer, especialista em cirurgia de joelho e quadril, explica os principais sintomas e tratamento da doença.
Leia também
Dor nas articulações? Ortopedista revela 6 mitos sobre a artrose
Estudo vê aumento alarmante de artrose em mulheres na pós-menopausa
Pedalar ajuda a evitar e combater artrose nos joelhos, aponta estudo
Andar de bicicleta protege os joelhos contra artrose, mostra pesquisa
Sintomas da artrose de quadril
A dor é o principal sintoma de artrose de quadril. Ela ocorre geralmente na região da virilha e na frente do quadril. Além disso, as dores podem surgir na região da coxa, na lateral da bacia, nas nádegas e irradiar para a coluna lombar.
De acordo com o ortopedista, a artrose de quadril é mais comum a partir dos 60 anos. Porém, pacientes mais jovens também podem desenvolver o problema, especialmente se tiver histórico familiar da doença, lesões prévias ou deformidades anatômicas.
Confira mais informações no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!