Cientistas capturam imagens de um dos tubarões mais raros do mundo

Um raro encontro com uma das espécies de tubarão mais ameaçadas do mundo foi registrado recentemente nas águas do País de Gales, trazendo esperança para conservacionistas e destacando a urgência de medidas de proteção marinha.

Cientistas capturaram imagens de um tubarão-anjo (Squatina squatina), espécie criticamente ameaçada de extinção, durante pesquisas na Baía de Cardigan.

Leia também

Brasil

Aparição rara de tubarão boca-grande atrai a atenção de cientistas

Ciência

Anos após Tubarão, cientistas dão fim à fama de peixe devorador

Ciência

Por que temos tanta vontade em trazer de volta à vida o mamute-lanoso?

Ciência

Doença dizimou dinossauros que viviam no interior de SP, revela estudo

O registro não foi planejado. A câmera que flagrou o animal faz parte do projeto Dolphin Diet Detectives, da Wildlife Trust of South & West Wales (WTSWW), que estuda a alimentação dos golfinhos locais e monitora a biodiversidade marinha da região.

“Ficamos emocionados ao registrar um tubarão-anjo na Baía de Cardigan, um encontro raro e emocionante. Tubarões-anjo não eram filmados na Baía de Cardigan desde 2021”, afirmou Sarah Perry, gerente de Conservação Marinha e Pesquisa da WTSWW, em comunicado.

De comum a tubarão criticamente ameaçado

O avistamento é significativo porque a espécie, antes comum em várias costas europeias e partes do Norte da África, sofreu um declínio populacional drástico. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a população de tubarões-anjo diminuiu pelo menos 80% nos últimos 45 anos, levando à classificação de “criticamente ameaçado”– apenas um nível antes da extinção na natureza.

Confira mais informações no portal SóCientífica, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!