A área de tecnologia representa o principal setor privado em cortes de empregos nos Estados Unidos, com 89.251 em 2025, um aumento de 36% em relação aos 65.863 cortes registrados até julho de 2024. Os dados foram divulgados pela empresa global de recolocação e coaching empresarial e executivo Challenger, Gray & Christmas.
“O setor está sendo remodelado pelo avanço da inteligência artificial e pela incerteza contínua em torno dos vistos de trabalho, que contribuíram para as reduções da força de trabalho”, diz o relatório. Desde 2023, mais de 27.000 cortes de empregos foram diretamente ligados ao advento da IA.
“Estamos vendo os cortes no orçamento federal implementados pelo DOGE impactarem organizações sem fins lucrativos e a saúde, além do governo. A IA foi citada por mais de 10.000 cortes no mês passado, e as preocupações com tarifas impactaram quase 6.000 empregos este ano”, disse Andrew Challenger, vice-presidente sênior da empresa.
Ao mesmo tempo, a contratação de tecnologia continua a diminuir, com as empresas do setor anunciando apenas 5.510 novos empregos em 2025, uma queda de 58% em relação aos 13.263 no mesmo período do ano passado.
Situação delicada
No total, empregadores nos EUA anunciaram 62.075 cortes de empregos em julho, um aumento de 29% em relação aos 47.999 de junho. É um aumento de 140% em relação aos 25.885 anunciados no mesmo mês do ano passado.
Até agora neste ano, as empresas anunciaram 806.383 cortes de empregos, o maior acumulado no ano desde 2020. É um aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano passado, ultrapassando também o total de cortes ao longo de 2024.
O setor com o maior número de demissões até agora é o de entidades governamentais, com 292.294 cortes desde o início do ano. “Alguns desses cortes permanecem em um limbo jurídico, embora os tribunais tenham permitido que muitos sejam aprovados”, pondera o estudo.
Leia Mais:
IA pode acabar com 92 milhões de empregos; veja quais podem sobreviver
Antes céticos, empresários já admitem: IA vai roubar empregos
Certificações em IA dão mais chances de emprego no Brasil, diz pesquisa
As justificativas…
O “Impacto DOGE” continua sendo o principal motivo para anúncios de cortes de empregos em 2025 nos EUA;
Condições econômicas e de mercado são o segundo motivo mais citado para reduções de força de trabalho (incerteza econômica, inflação e mudança de demanda);
Fechamento de lojas, unidades ou fábricas, além de esforços de reestruturação e falências também tiveram impacto no resultado;
Atualizações tecnológicas, incluindo automação e implementação de IA, levaram a 20.219 cortes de empregos em 2025;
10.375 foram explicitamente atribuídos à Inteligência Artificial, sugerindo uma aceleração significativa na reestruturação relacionada à IA;
Outros fatores notáveis para os cortes incluem redução de custos, perdas contratuais e perdas financeiras.
O post O avanço da tecnologia corta empregos na… tecnologia apareceu primeiro em Olhar Digital.