Skyfall é o nome da mais nova missão da NASA elaborada em conjunto com a AeroVironment, líder global em sistemas autônomos inteligentes multidomínio. O objetivo: pavimentar o caminho para o pouso humano em Marte por meio da exploração aérea autônoma.
O plano pretende implantar seis helicópteros de reconhecimento no Planeta Vermelho, com foco em locais selecionados pela agência espacial e pela indústria como os principais candidatos a pouso para astronautas — dos Estados Unidos, como deixa claro o comunicado divulgado à imprensa.
Cada helicóptero poderá operar de forma independente, transmitindo imagens de superfície de alta resolução e dados de radar subterrâneo para análise na Terra. Isso trará mais segurança para pousos em áreas consideradas irregulares.
Manobra inédita
A missão pode estrear a conhecida “manobra Skyfall”, por meio da qual os helicópteros são acionados a partir de sua cápsula de entrada durante a descida pela atmosfera marciana. A técnica eliminaria a necessidade de uma plataforma de pouso, o que, segundo a empresa, é um dos elementos mais caros, complexos e arriscados de qualquer missão a Marte.
“O Skyfall oferece uma nova abordagem revolucionária para a exploração de Marte, mais rápida e acessível do que qualquer outra já existente”, disse William Pomerantz, Chefe de Empreendimentos Espaciais da AV. “O Skyfall torna as primeiras pegadas da humanidade em Marte significativamente mais próximas.”
O novo conceito foi criado a partir de testes do programa Ingenuity Mars Helicopter, realizado pela AV em parceria com a NASA. Foram executados 72 voos na Cratera Jezero, em Marte, em pouco menos de três anos — o que demonstra a “superioridade espacial americana” em explorações espaciais, de acordo com o comunicado.
Leia Mais:
Marte é realmente um planeta vermelho?
Segredo descoberto nas geleiras de Marte pode ajudar na colonização do planeta
Rovers presos no espaço? Entenda o erro que a NASA quer evitar
Olhos atentos
As equipes envolvidas no projeto estão acompanhando as janelas de lançamento favoráveis, à medida que os planetas se alinham, para facilitar uma missão já em 2028.
Como parte da parceria público-privada, a NASA planeja transferir alguns componentes de seu trabalho no Ingenuity para a AV, comercializando muitos dos aviônicos, softwares de voo e técnicas de modelagem comprovados que funcionaram em Marte.
“A Ingenuity consolidou os Estados Unidos como o primeiro e único país a realizar voos motorizados em outro planeta. O Skyfall se baseia nessa promessa, fornecendo dados detalhados e acionáveis de uma perspectiva aérea que não só serão úteis no planejamento de futuras missões tripuladas, mas também poderão beneficiar a comunidade científica em sua busca por evidências de que existiu vida em Marte”, disse Trace Stevenson, Presidente de Sistemas Autônomos da AV.
O post O plano da NASA para enviar helicópteros autônomos a Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.