O final do inverno marca os últimos momentos para desfrutar do clima ameno e aconchegante das regiões serranas do Brasil. No Espírito Santo, as cidades e os atrativos da Serra Capixaba não deixam a desejar em comparação com as rotas turísticas serranas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
Na região, você encontrará diversos atrativos naturais impressionantes, como a Pedra Azul e até mesmo o Pico da Bandeira, o terceiro maior do Brasil. Além disso, os municípios capixabas contam com diversos empreendimentos de agro e ecoturismo. Confira os principais destinos para curtir a Serra Capixaba.
1. Viana
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é uma das atrações históricas de VianaPrefeitura Municipal de Viana/Reprodução
A Serra Capixaba não está muito distante da capital Vitória, bastam pouco mais de 20 km de distância até a BR-262, principal estrada que conecta os municípios da região.
Tudo começa no trevo de Viana, uma cidade com algumas das igrejas mais antigas do Espírito Santo. As ruínas de uma delas fazem parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba, uma propriedade rural onde funcionaram residências, engenhos, senzalas e oficinas no século 17.
Passeio turístico de trem partindo de Viana deve retornar em 2026Prefeitura Municipal de Viana/Reprodução
Já as igrejas de Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora da Conceição, construídas entre os séculos 18 e 19, estão na região central do município.
Em Viana também fica a estação ferroviária de onde costumava partir o Trem das Montanhas Capixabas, um trajeto de 45 km por municípios da serra do mar. Atualmente, a operação está desativada, mas a expectativa é voltar a funcionar até 2026.
2. Domingos Martins
A Pedra Azul é coberta de líquens que mudam de cor de acordo com a incidência do solWeverson Rocio/Dedoc Abril
Boa parte da simpática Domingos Martins fica acima dos 500 metros acima do nível do mar, propiciando um clima bem agradável. A cidade colonizada por imigrantes italianos e alemães é o principal destino serrano.
A área mais turística fica um pouco afastada do centro, onde estão diversas lojas de produtos artesanais. Por lá vale visitar a Casa da Cultura e o Museu da Colonização Alemã, que contam mais sobre a história do local.
Em Domingos Martins também fica o acesso para a Rota do Lagarto, estrada que leva até o distrito de Aracê e a entrada do Parque Estadual da Pedra Azul.
No parque, existem trilhas de diferentes dificuldades. A que leva até o topo da pedra e as famosas piscinas naturais requer condicionamento físico e agendamento com guia. Pelo trajeto estão várias opções de restaurantes e pousadas com vista para a paisagem deslumbrante da região. Saiba mais
3. Aracê
No interior de Domingos Martins, Aracê é acessada pela Rota do Lagarto. Distrito é a “verdadeira” casa da Pedra AzulHVL/Wikimedia Commons
A Rota do Lagarto começa no km 88 da BR-262 e conduz até Aracê, um charmoso vilarejo com jardins e construções dos europeus que se instalaram por ali. Aracê não chega a ser um município, mas o distrito de Domingos Martins onde fica a famosa Pedra Azul, no parque estadual de mesmo nome.
Considerada uma das joias da Serra Capixaba, a Pedra Azul possui cerca de 1.822 metros de altitude e, junto com a Pedra das Flores e a Pedra do Lagarto, formam um belíssimo conjunto rochoso considerado patrimônio geológico brasileiro.
O “Azul” do nome deve-se à presença dos líquens que cobrem a sua superfície, provocando uma coloração azul esverdeada que varia durante o dia conforme a incidência da luz solar. Nas adjacências, piscinas naturais e cachoeiras completam o atrativo natural.
4. Marechal Floriano
Antiga estação ferroviária guarda Museu da Imigração em Marechal FlorianoPrefeitura Municipal de Marechal Floriano/Reprodução
A cidade é mais um local repleto de histórias e heranças deixadas pelos imigrantes que se estabeleceram pela região, com destaque para os deliciosos pratos típicos nos restaurantes locais.
Na cidade, o destaque vai para a Igrejinha de Santo Antônio, cuja primeira estrutura de madeira foi erguida em 1891. Reconstruída com pedras e tijolos nos anos 1930, o local é um marco das memórias de imigrantes locais – cuja história também é contada no Museu da Imigração, na antiga estação ferroviária local.
Para quem estiver interessado nos atrativos naturais do interior capixaba, o município também tem várias cachoeiras nas proximidades.
5. Alfredo Chaves
Vista aérea da Cachoeira de Matilde, em Alfredo ChavesCleferson Comarela/Wikimedia Commons
Quem estiver em busca de um contato intenso com a natureza tem como parada obrigatória o município de Alfredo Chaves.
Nas cachoeiras de Matilde, Iracema, Tororoma, Daroz e vovó Lúcia há várias agências que vendem pacotes para a prática de esportes radicais como o motocross, bicicross e o off-road, além de voos de parapente. A cidade também é destino de trilheiros em busca de trekking, rapel e caminhadas ecológicas.
6. Vargem Alta
Paisagem em Vargem AltaMarina Aguiar/Wikimedia Commons
Junto com os municípios de Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Mimoso do Sul, Vargem Alta compõe a Rota dos Vales e do Café, ideal para se deliciar com licores, cachaças, vinhos e outros produtos artesanais produzidos na região. Vale trazer na mala o delicioso café produzido no Espírito Santo.
Quem estiver em busca do contato com a natureza vai curtir a paisagem no Mirante do Alto Formoso. Situado a mil metros de altitude, o local é ponto para voos livres com parapente.
7. Venda Nova do Imigrante
Elevações rochosas ao redor de Venda Nova do ImigranteArgeone Herbst/MTur/Flickr
Conhecida como a Capital Nacional do Agroturismo, Venda Nova do Imigrante se destaca pelo turismo no campo, com diversas propriedades rurais onde são comercializados produtos fabricados localmente. São geleias, bolos, biscoitos, queijos e itens de artesanato perfeitos para se deliciar e levar como recordação da viagem. As principais lojinhas de produtores rurais estão distribuídas pela Rodovia Pedro Cola, de onde já é possível avistar alguns dos maciços do Parque Nacional do Caparaó.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro