Nova vacina é capaz de bloquear transmissão da malária

Cientistas do Instituto de Pesquisa Médica Walter e Eliza Hall (WEHI), na Austrália, desenvolveram uma nova vacina contra a malária. O trabalho foi inspirado na tecnologia que possibilitou o desenvolvimento dos imunizantes contra a Covid-19.

O objetivo dos pesquisadores era criar um obstáculo para a reprodução do parasita Plasmodium falciparum dentro de mosquitos, que transmitem a doença para humanos através de picadas. O resultado foi uma queda de 99,7% na taxa de transmissão da malária.

Cientistas desenvolveram forma de bloquear transmissão da malária (Imagem: Jarun Ontakrai/Shutterstock)

Vacina impede reprodução do parasita dentro dos mosquitos

Aplicando uma abordagem de biologia estrutural, a equipe identificou uma conexão entre duas proteínas para a reprodução do parasita. A partir daí, os pesquisadores criaram uma vacina de mRNA que pudesse bloquear a transmissão da doença.

O imunizante impede que o parasita da malária se reproduza dentro dos mosquitos, quebrando o ciclo de transmissão antes que ele possa chegar aos humanos. As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Science.

Representação de parasitas do gênero Plasmodium, responsáveis pela malária (Imagem: Corona Borealis Studio/Shutterstock)

Os cientistas do WEHI acreditam que a vacina pode fazer parte de uma estratégia global para combater a malária. Ela pode funcionar em conjunto com outros imunizantes já disponíveis, aumentando a proteção contra a enfermidade.

Leia mais

Primeiro tratamento contra malária para bebês é aprovado

Medicamento contra malária pode tratar câncer, aponta estudo

Estudo descobre diferenças entre a malária no Brasil e na África

Doença pode ser fatal

De acordo com o balanço mais recente disponível, a malária foi responsável por cerca de 597 mil mortes em 2023.

Quase a maioria dos óbitos ocorreu no continente africano, com cerca de três quartos das vítimas sendo crianças menores de cinco anos.

Os números ainda apontam que são quase 300 milhões de infectados por ano.

A doença infecciosa é causada por parasitas do gênero Plasmodium e transmitida pela picada de mosquitos Anopheles infectados.

Os sintomas mais comuns incluem febre alta, calafrios, dores de cabeça e musculares, sudorese, taquicardia e, em alguns casos, delírios e aumento do baço. 

Podem ocorrer também náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

O post Nova vacina é capaz de bloquear transmissão da malária apareceu primeiro em Olhar Digital.