À medida que o mundo avança para uma nova era econômica, focada em energia limpa e avanços tecnológicos, a demanda por terras raras cresce rapidamente.
Esses metais são essenciais para a fabricação de ímãs permanentes usados em veículos elétricos, turbinas eólicas, eletrônicos e outras tecnologias verdes.
Leia também
Terras raras: Lula critica interesse dos EUA e diz estudar exploração
Terras raras podem ser trunfo do Brasil no tarifaço dos EUA. Entenda
Terras raras: o que são e por que despertam o interesse dos EUA
Por que elementos de terras raras são tão importantes
Com preocupações crescentes sobre a cadeia de suprimentos, é importante entender quais países detêm as maiores reservas de terras raras e como isso pode impactar o mercado global.
Principais reservas e produção mundial
De acordo com o último relatório do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), as reservas globais de terras raras somam cerca de 130 milhões de toneladas métricas.
1. China
A China lidera com folga, detendo 44 milhões de toneladas métricas em reservas e produzindo 270 mil toneladas em 2024, o que representa a maior produção mundial.
O país mantém políticas rigorosas para proteger suas reservas, como o combate à mineração ilegal e o estabelecimento de estoques nacionais.
Em 2023, a China também proibiu a exportação de tecnologia para a fabricação de ímãs de terras raras, reforçando seu domínio no setor.
Leia a reportagem completa no SoCientifica, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!