O Rio Museu Olímpico foi inaugurado na terça-feira (5) no Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Dedicado ao legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o espaço reúne exposições interativas, objetos históricos e experiências imersivas.
Com entrada gratuita durante o período de soft opening, o museu funcionará de 5 de agosto a 26 de setembro para grupos agendados. A abertura ao público geral será em 30 de setembro.
Instalado na parte superior do velódromo, o museu ocupa 1.700 metros quadrados e conta com 13 núcleos temáticos. São cerca de 80 atividades que combinam esporte, memória, sustentabilidade e transformação social. Entre os destaques estão a tocha olímpica, medalhas, uniformes, a bola da final do vôlei masculino e a faixa preta da campeã olímpica Rafaela Silva.
Uma publicação compartilhada por Prefeitura do Rio de Janeiro (@prefeitura_rio)
Vídeos e instalações interativas também relembram momentos marcantes, como a implosão da Perimetral e as mudanças urbanas que antecederam os Jogos. Há ainda simulações de esportes como a canoagem.
O espaço também destaca o impacto das Olimpíadas na cidade. A Arena do Futuro, por exemplo, deu origem a quatro escolas municipais, e parte do antigo centro de imprensa virou o Terminal Intermodal Gentileza.
O museu tem classificação livre e estrutura acessível, com rampas, elevadores, banheiros adaptados e conteúdos em Libras, inglês, espanhol e audiodescrição.
O funcionamento será de terça-feira a sábado, das 10h às 14h. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Sympla.
Leia tudo sobre o Rio de Janeiro
Busque hospedagem no Rio de Janeiro
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro