Maior indústria bélica do Brasil, a Avibras anunciou nesta quarta-feira, 6, a entrada de um novo acionista majoritário: o investidor Fábio Guimarães Leite. Ele será responsável por liderar a transição na reestruturação da companhia, conforme o plano de recuperação aprovado em maio pela Justiça.
Entre suas atribuições estão principalmente a verificação de possíveis inconsistências nos relatórios financeiros, assim como a negociação de um novo acordo coletivo com os funcionários. “A reestruturação representa uma oportunidade histórica para construir uma nova Avibras forte, com nova governança e alinhada ao interesse do Brasil”, informou a empresa em nota.
Avibras: greve superior a mil dias
A crise da companhia se prolonga há quase três anos. Desde setembro de 2022, os funcionários estão em greve. O movimento ultrapassou a marca de mil dias em junho deste ano. O protesto resulta de atraso no pagamento de salários. Atualmente, os trabalhadores acumulam 28 meses de remuneração pendente. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
O sindicato informou que realizou desse modo uma reunião com o novo controlador. A entidade convocou assembleia para o dia 14 de agosto, quando haverá a nomeação de um novo presidente executivo para a empresa. Dessa forma, esperam os sindicalistas, uma nova rodada de reuniões com os trabalhadores deve ocorrer nos próximos dias.
Leia também: “A decadência da indústria bélica brasileira”, reportagem de Fábio Bouéri publicada na Edição 276 da Revista Oeste
Com sede em Jacareí (SP), no Vale do Paraíba, a Avibras entrou em recuperação judicial alegando dívidas em torno de R$ 600 milhões. Atualmente, estima-se que o passivo alcance um valor aproximado de R$ 1,5 bilhão. Fundada em 1961 por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a empresa tem atuação estratégica no setor de Defesa e, do mesmo modo, desenvolve tecnologia para aplicações civis e aeroespaciais.
+ Leia mais notícias de Economia na Oeste
O post Avibras anuncia novo controle em meio às dívidas e greve de mais de mil dias apareceu primeiro em Revista Oeste.