Baterias usadas de carros elétricos podem ser fontes de energia para IAs

Diante da explosão na demanda por energia impulsionada pela inteligência artificial, JB Straubel, ex-diretor de tecnologia e cofundador da Tesla, aposta em uma solução inovadora: reutilizar baterias antigas de veículos elétricos para criar sistemas de armazenamento de energia de baixo custo.

À frente da Redwood Materials, startup fundada em 2017 para reciclagem de baterias, Straubel contou para a CNBC descobriu que muitas das baterias recebidas ainda mantêm boa capacidade.

Data centers de IA estão demandando cada vez mais energia, o que exige que soluções inovadoras sejam criadas (Imagem: rameez126/Shutterstock)

Como a startup passou a reutilizar as baterias

Em vez de reciclá-las, a empresa passou a direcioná-las para microrredes solares, com foco no fornecimento de energia contínua e sustentável para data centers, um setor em rápido crescimento.

A primeira microrrede foi desenvolvida em parceria com a Crusoe, empresa que constrói um gigantesco data center de IA no Texas, parte do projeto Stargate — uma iniciativa de US$ 500 bilhões apoiada por OpenAI, Oracle e SoftBank.

A solução combina 12 megawatts de energia solar com 63 megawatts-hora em baterias reutilizadas, sendo, segundo a Redwood, a maior do tipo na América do Norte.

Leia mais:

Nova bateria para carros elétricos promete 300 km com carga de 5 minutos

Mais barata e sem lítio: startup promete uma nova bateria

O novo destino das baterias elétricas: lucro e sustentabilidade

Baterias usadas de carros elétricos podem ser úteis para abastecer data centers de IA – Imagem: IM Imagery/Shutterstock

Demanda de energia das IAs está cada vez maior

A aposta responde a uma necessidade crescente: estima-se que a IA aumente em 165% o consumo de energia de data centers até 2030, segundo o Goldman Sachs.

Com mais de 1 gigawatt-hora em baterias reaproveitadas em estoque (o equivalente a 12.500 veículos), a Redwood projeta mais de 100 novos projetos — alguns até dez vezes maiores que o piloto atual.

Straubel acredita que o modelo é escalável em larga escala e pode competir com gigantes como a própria Tesla, que lidera o setor com seu Megapack.

No entanto, especialistas apontam que o mercado de armazenamento de energia ainda tem grande espaço para novos players, especialmente em projetos de menor porte e com foco em custo acessível.

Modelo proposto pela Redwood teria potencial para ser usado em larga escala – Imagem: Black_Kira/Shutterstock

O post Baterias usadas de carros elétricos podem ser fontes de energia para IAs apareceu primeiro em Olhar Digital.