Magro pode ter colesterol alto mesmo com peso ideal, entenda por quê

O colesterol alto é um vilão silencioso e, no Brasil, já atinge mais de 23 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde. O impacto é direto: as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país, representando aproximadamente 30% dos óbitos anuais.

Para ser mais exato, mais de 380 mil brasileiros morrem por ano vítimas de problemas no coração, veias e artérias e cerca de 14 milhões têm alguma doença no órgão, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Estima-se que até 30% desses casos estejam associados ao colesterol alto, reforçando a importância da prevenção e da vigilância contínua.

Leia também

Saúde

Uso de anabolizantes altera colesterol e aumenta risco de infarto

Saúde

Conheça os riscos da lipoproteína (a), novo tipo de colesterol

Claudia Meireles

Descubra qual a proteína ideal para ajudar no controle do colesterol

Claudia Meireles

Vegetal barato auxilia no controle da pressão e reduz o colesterol

Em 8 de agosto, que é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, especialistas aproveitam para alertar sobre os riscos desse vilão para a saúde. E para falar desse vilão silencioso é preciso começar desmistificando algumas crenças: aparência física não garante proteção cardiovascular.

Segundo o cardiologista Gustavo dos Reis Marques, do Hospital Costantini, o colesterol alto é uma condição que pode atingir qualquer pessoa, inclusive aquelas que não estão em condição de sobrepeso.

“A avaliação clínica precisa ir além do que se vê no espelho. Fatores genéticos e o acúmulo de gordura visceral, que não é aparente, estão entre os principais motivos de alterações nas taxas de colesterol, mesmo em pessoas magras”, explica

Leia a reportagem completa no site Correio 24 horas, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!