São Francisco do Sul: belezas históricas e naturais em Santa Catarina

A cidade de São Francisco do Sul, 190 km ao norte de Florianópolis, é o principal município banhado pela Baía da Babitonga. O local possui registros da ocupação humana que datam de centenas de anos antes da chegada dos primeiros colonizadores.

Além do patrimônio histórico, o município também é conhecido pelo seu complexo portuário – o maior de Santa Catarina – e pelas praias da região. Conheça mais sobre esse lugar cheio de histórias para se aventurar.

Dos sambaquis às igrejas barrocas

A ocupação humana da região é das mais antigas, o que pode ser provado pelos cerca de 160 sambaquis ali encontrados, que são montes construídos com ossos, rochas, terra e outros detritos que eram usados para sepultamento e teriam papel cerimonial.

O primeiro europeu a desembarcar por ali foi o comandante francês Binot Paulmier de Gonneville, em 1504, mas a Baía da Babitonga só começou a ser colonizada de fato mais de um século depois. Em 1641, o capitão-mor Gabriel de Lara fundou o povoado de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco – que mais tarde viria a se chamar São Francisco do Sul.

Museu Nacional do Mar deve voltar a receber visitantes em 2026Renato Soares/MTur/Flickr

Continua após a publicidade

Desde o início dessa história, a ligação com o mar e a atividade portuária foi importante para o desenvolvimento e a prosperidade da cidade. Foi no final do século 19 que ali se instalou a Empresa Nacional de Navegação Hoepcke, fundada pelo empresário alemão Carl Hoepcke.

Hoje, o local onde funcionou a sede da empresa abriga o Museu Nacional do Mar, uma das instituições culturais mais importantes do Brasil no que diz respeito à preservação do patrimônio naval brasileiro e das culturas litorâneas. Lá estão estão expostos diversos modelos de embarcações de diferentes épocas, junto com uma biblioteca especializada no tema. O museu está hoje fechado para visitação, com previsão de reabertura somente em 2026.

Ondas quebram na Prainha, em São Francisco do SulRaku90/Wikimedia Commons

Continua após a publicidade

O que visitar em São Francisco do Sul?

A charmosa “São Chico”, como é apelidada por locais, é a cidade mais antiga de Santa Catarina e uma das mais longevas do Brasil. Por isso, uma caminhada pelo centro histórico é um passeio imperdível. Vale visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, datada do século 17. Nas proximidades, belos casarões misturam a arquitetura ibero-açoriana e da colonização alemã. O Mercado Público Municipal, erguido em 1900 e revitalizado em 2000, oferece algumas opções gastronômicas em meio a um cenário excelente para fotos.

Patrimônio arquitetônico no centro histórico de São Francisco do SulMarcelo Campi/Wikimedia Commons

As praias nas redondezas também são belíssimas, embora nem sempre boas para banho. A depender da temporada da sua viagem, consulte as condições de balneabilidade. A Praia do Forte, entre o balneário de Capri e a praia de Itaguaçu, tem mar calmo e ambiente agradável. Já a Praia da Enseada dispõe de mais opções de restaurantes, bares e comércio local.

Continua após a publicidade

A Prainha, também chamada de Praia da Saudade, é a mais agitada e frequentada por surfistas. Ao lado dela, a Praia Grande tem um ambiente mais rústico e alternativo, mas é preciso cuidado para nadar por ser mar aberto.

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade