Você sabia que muito provavelmente a sua TV (televisão) tem porta USB na parte traseira dela? Pois é, alguns modelos de televisores contam com esse componente, muito parecido com os de notebooks ou computadores de mesa.
A porta USB de uma TV pode ser útil para conectar unidades de armazenamento externas ao aparelho, carregar outros dispositivos e ainda alimentar aparelhos de streaming.
Entretanto, é necessário ter atenção antes de plugar algum acessório no local, pois não são todos aparelhos que podem ser conectados em seu televisor.
Leia mais:
Como saber em qual porta USB está conectado um dispositivo?
Por que o USB não funciona? Veja como fazer um dispositivo ser reconhecido
6 coisas que a porta USB do seu carro pode fazer para você testar hoje mesmo
4 coisas que você NUNCA deve plugar na porta USB da TV
A seguir, você confere 4 coisas que você nunca deve plugar na porta USB de sua TV, pois elas podem não funcionar da maneira que você deseja. Além disso, algumas têm capacidade para causar problemas ao seu equipamento.
1. USB Killer
Em 2016 chegou ao mercado um dispositivo que ficou conhecido como USB Killer, uma espécie de pen drive, que ao ser conectado em algum equipamento, como notebooks, computadores e televisores, “frita” as peças do item por meio de um choque elétrico, podendo danificar a placa-mãe e processador.
Apesar de ser algo antigo, ele ainda pode ser encontrado no mercado com o objetivo de testar o hardware, gerando um grande estresse à máquina. Sendo assim, a dica é inserir, em sua TV, apenas pen-drives que você tem confiança.
2. Unidade externa de CD
Este item, também antigo, serve para ler e gravar CDs e DVDs quando conectado em computadores. Entretanto, com a chegada dos serviços de streaming, ele ficou um tanto obsoleto e atualmente é muito difícil encontrá-lo.
Porém, caso ache, não vale tentar utilizá-lo em sua TV, pois dificilmente o sistema operacional de seu equipamento, que deve ser moderno, conseguirá estabelecer uma comunicação com o item para reproduzir uma mídia.
Se quiser muito reproduzir algo de um CD, você pode buscar um aparelho de DVD ou Blu-ray, pois foram desenvolvidos para isso e, apesar de serem antigos, ainda podem funcionar em televisores.
3. Coisas que gerem calor diretamente à sua TV
Dispositivos como pistolas de ar quente, almofadas térmicas ou outras coisas que se pareçam com esses itens, ao serem conectados diretamente na televisão, geram calor e podem danificar o seu televisor. Isso é verdade principalmente se ela for um modelo de tela plana, pois a TV não é potente em relação à saída de ar, já que há limitações no design e na configuração dos pinos da porta.
Outro ponto importante é que a conexão de dispositivos que geram calor pode representar risco de incêndio.
4. Notebook e consoles de jogos
Há quem acredite que a porta USB da TV possa ser utilizada para dar carga à bateria de um notebook e consoles de jogos. Entretanto, a entrada é limitada quando a tarefa é fornecer energia. Sendo assim, só consegue recarregar a bateria de gadgets menores e outros dispositivos pequenos.
Pode ser que você obtenha uma carga lenta ao conectar um notebook e deixá-lo carregando enquanto não estiver utilizando a TV. Porém, assim que começar utilizá-la, verá que a bateria do equipamento irá despencar mesmo com ele ainda estando conectado.
Para compartilhamento de tela e reprodução de vídeo, o usuário pode utilizar tranquilamente as entradas de HDMI, pois elas funcionam muito bem.
O post 4 coisas que você NUNCA deve plugar na porta USB da TV apareceu primeiro em Olhar Digital.