Fóssil de pequeno mamífero da era dos dinossauros é achado no Chile

Durante exploração no Vale do Rio de las Chinas, na Patagônia chilena, pesquisadores locais encontraram um fóssil de 74 milhões de anos de um pequeno mamífero. Com o tamanho de um rato, o Yeutherium pressor pesava entre 30 e 40 gramas e vivia entre os dinossauros, durante o período Cretáceo Superior.

A descoberta do fóssil foi feita por pesquisadores da Universidade do Chile e do Centro de Pesquisa Núcleo do Milênio do Chile. Ela foi publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B., na quarta-feira (6/8).

Leia também

Ciência

Fóssil de 183 milhões de anos mostra como dragão marinho caçava

Ciência

Fóssil de 350 milhões de anos revela um novo tipo de peixe predador

Ciência

Dois novos fungos zumbis são achados em fóssil de 99 milhões de anos

Ciência

Fóssil de fezes revela que borboletas existem há mais tempo que flores

O mamífero é o menor já encontrado nesta região da América do Sul. “O fóssil consiste em um pequeno pedaço de mandíbula com um molar e a coroa e raízes de outros dois molares”, conta o líder da equipe de pesquisa, Hans Puschel, em comunicado à imprensa.

O pequeno mamífero foi encontrado na região de Magallanes, no Chile

Características do mamífero

Embora tenha a aparência semelhante à de um roedor, os pesquisadores contam que o Yeutherium pressor era um mamífero que provavelmente colocava ovos — como os ornitorrincos — ou carregar seus filhotes dentro de uma bolsa, como os gambás.

O formato dos dentes do animal sugere que ele possuía uma dieta baseada em vegetais relativamente duros. Como viveu no mesmo período em que os dinossauros, o mamífero também foi extinto há aproximadamente 66 milhões de anos, no final do período Cretáceo, quando um asteroide atingiu a Terra.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!