Realidade virtual ajuda a ter sonhos lúcidos frequentemente. Descubra como!

Sabe aqueles sonhos que parece que você percebe que está sonhando, mas consegue até mudar o rumo da “história”, guiando tudo o que acontece? A realidade virtual também pode ajudar a provocar esse tipo de experiência.

Um estudo recente conseguiu induzir sonhos lúcidos em quatro voluntários, envolvendo sentimentos de compaixão e perda enquanto eles dormiam. Para isso, os participantes passaram por uma experiência de realidade virtual poucas horas antes de adormecerem.

O teste mostrou como a tecnologia pode influenciar nos processos do subconsciente e até provocar mudanças emocionais e psicológicas durante o sono, destacou artigo na IFLScience.

Sonhos lúcidos são aqueles que você percebe que está sonhando e também consegue mudar o rumo da “história”. Crédito: Yuganov Konstantin/Shutterstock

Ao unir os reinos dos estados virtuais de vigília e sonho, este estudo abre novos caminhos para a compreensão de como a combinação de tecnologias imersivas e tecnologias de engenharia do sono pode ser alavancada para o crescimento terapêutico e pessoal na vida desperta.

Explicam os pesquisadores ao IFLScience.

Como foi o experimento de realidade virtual

Pesquisadores utilizaram óculos de realidade virtual para que os voluntário acessassem o programa Ripple para induzir seus sonhos. Crédito: Owlie Productions/Shutterstock

Os pesquisadores selecionaram voluntários que já tinham sonhos lúcidos com frequência.

Usando óculos de realidade virtual, eles acessaram um programa chamado Ripple, que criava sensações como admiração, conexão com outras pessoas e perdas do ego – também conhecido como atenuação do ego.

Na simulação, cada voluntário se via como uma esfera de luz brilhante, movendo-se em sincronia com “corpos energéticos” de outros participantes até se fundirem em um só. Experiências assim já foram comparadas, em outros estudos, aos efeitos de substâncias psicodélicas – mas aqui, tudo aconteceu apenas com a tecnologia.

Uma semana depois, os voluntários voltaram ao laboratório preparados para dormir. Três horas antes de se deitarem, eles entraram novamente na realidade virtual do Ripple e passaram a ser monitorados.

Quando os monitores detectavam que haviam entrado na fase de sono REM, na qual acontecem os sonhos mais vívidos, sons do programa eram reproduzidos para estimular sonos no mesmo estilo.

Três participantes afirmaram ter tido sonhos lúcidos diretamente ligados à experiência virtual naquela noite, e todos relataram sonhos contendo elementos do Ripple.

Afirmaram os pesquisadores ao IFLScience.

Quais os efeitos da experiência?

Durante as sessões de acompanhamento, os participantes relataram que as sensações vívidas nos sonhos se prolongaram para a vida real.

Voluntários relataram que as percepções sensoriais se mantiveram intensificadas durante dias. Crédito: Golden Dayz/Shutterstock

O participante 4 relatou uma profunda experiência de interconexão e dissolução do ego, enquanto os participantes 2 e 3 relataram percepção sensorial intensificada durante a vigília, como tato e olfato, por vários dias.

Explicaram os pesquisadores ao IFLScience.

Leia mais:

O risco ‘oculto’ por trás de pesadelos frequentes

Meta revela protótipos de realidade virtual com brilho e resolução recordes

Tecnologia com DNA brasileiro: realidade virtual pode entrar em uma nova era

Apesar de ser um estudo relativamente pequeno, os pesquisadores acreditam que é possível expandir os benefícios da realidade virtual por meio de sonhos baseados em RV. Isso abre caminho para novas pesquisas possam testar como a realidade virtual pode beneficiar o bem-estar psicológico.

E se você ficou curioso, não se preocupe, você não precisa da realidade virtual para ter sonhos lúcidos. Um método simples é manter um caderno perto da cama e anotar tudo o que lembrar dos seus sonhos quando acordar. Isso ajuda o cérebro a reconhecer padrões treinar sua mente e aumentar as chances de ter sonhos lúcidos mais facilmente.

O post Realidade virtual ajuda a ter sonhos lúcidos frequentemente. Descubra como! apareceu primeiro em Olhar Digital.