Túnel Santos-Guarujá recebe licença ambiental e vai a leilão

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu, nesta segunda-feira (11), a licença ambiental prévia para o Túnel Imerso Santos-Guarujá. A autorização confirma a viabilidade ambiental do projeto e permite o avanço da Parceria Público-Privada (PPP), cujo leilão está marcado para 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo.

Com o licenciamento inicial aprovado antes do certame, o consórcio vencedor terá maior segurança jurídica e previsibilidade para iniciar a execução da obra. Essa medida é vista como estratégica para reduzir riscos e evitar atrasos, incentivando a participação de investidores.

Licença prévia e exigências ambientais

A emissão da licença faz parte de um trabalho conjunto da Cetesb com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), voltado a acelerar projetos prioritários do governo estadual.

“O projeto foi analisado criteriosamente quanto aos impactos socioambientais e recebeu condicionantes claras para que a obra ocorra com responsabilidade e segurança. Trata-se de um empreendimento estruturante para a mobilidade e o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista”, afirmou o diretor-presidente da Cetesb, Thomaz Toledo.

O documento estabelece parâmetros que deverão ser cumpridos pelo consórcio vencedor nas próximas etapas de licenciamento: licença de instalação e licença de operação. Entre os pontos analisados estão impactos sobre manguezais, ruído, desapropriações, unidades de conservação e efeitos na fauna e flora.

A futura concessionária também deverá apresentar planos de mitigação e compensação ambiental e manter programas de comunicação com a população local.

Túnel entre Santos e Guarujá vai ter 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão submersos (Imagem: Divulgação)

Leia mais:

10 dos piores acidentes nucleares da história

Por que a vaca é um animal sagrado na Índia?

Nós saberíamos se uma supernova estivesse prestes a explodir perto da Terra?

Estrutura do túnel e benefícios esperados

O projeto prevê um túnel imerso de 870 metros sob o canal portuário, com três faixas por sentido — uma delas destinada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — além de passagem para pedestres, ciclistas e galeria de serviços.

O investimento estimado é de mais de R$ 6 bilhões.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), apresentado em julho de 2024, a nova ligação busca resolver um gargalo histórico de mobilidade entre Santos e Guarujá.

Hoje, o trajeto pode ser feito pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com 43 km de extensão e tempo médio de 60 minutos, ou pelo sistema de balsas e barcas, cuja travessia leva de 18 a 60 minutos, conforme as condições operacionais do porto.

A expectativa é que o túnel reduza a sobrecarga das travessias atuais e melhore a integração logística na região.

A obra também deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução.

Além da passagem de veículos, túnel vai ter uma faixa adaptável para VLT (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Santos)

O post Túnel Santos-Guarujá recebe licença ambiental e vai a leilão apareceu primeiro em Olhar Digital.