TV Box pirata: criminosos usam aparelhos para roubar dados de usuários, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou nesta terça-feira (12) que aparelhos de TV Box não homologados têm sido infectados por malwares. A conclusão faz parte de um estudo que aponta que essas vulnerabilidades têm sido usadas para roubar dados pessoais de usuários.

A entidade ainda destacou que, mesmo com os aparelhos desligados ou reiniciados, os criminosos continuam com acesso ao sistema. Este cenário permite, inclusive, o acesso aos dados dos celulares conectados à rede doméstica.

Estudo da Anatel alerta para ação dos criminosos (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Malware BadBox 2.0 foi detectado

De acordo com a Anatel, o malware identificado nos aparelhos é o BadBox 2.0. Em alguns casos, esse vírus pode já vir instalado nos dispositivos. Em outros, a infecção ocorre quando o usuário instala aplicativos de fontes não oficiais, que contêm códigos maliciosos. 

O estudo ainda observa que a atuação dos criminosos é silenciosa. Por conta disso, o usuário pode não saber que seus dados estão sendo usados para atividades ilícitas, e pode até se tornar alvo de investigação policial.

BadBox 2.0 permite o acesso aos dados de todos os aparelhos conectados à rede (Imagem: Sashkin/Shutterstock)

Esses malwares maliciosos se comunicam com servidores de comando e controle para direcionar o tráfego. O perigo desses malwares é o roubo de dados, dados sensíveis e comprometimento e toda rede doméstica do usuário, que pode ser acessada.

Gesiléa Teles, superintende de fiscalização da Anatel

A agência também alertou que, uma vez infectados e conectados à rede doméstica, os aparelhos de TV Box se tornam parte da rede BadBox 2.0. Isso significa que os criminosos podem controlar remotamente milhões desses dispositivos.

Leia mais

Google é notificado pelo Procon por venda de TV Box pirata

Gatonet: Brasil concentra maior número de TV Boxes zumbis

BadBox 2.0: saiba quais TV box estão no esquema de fraudes

Principal recomendação é comprar apenas aparelhos homologados (Imagem: Ultraskrip/Shutterstock)

Atividade dos criminosos vem aumentando

De janeiro a junho deste ano, foram identificados 345 mil IPs infectados pelo malware.

No início de agosto, o número chegou a 1,5 milhão.

E, atualmente, está em 1,8 milhão.

A Agência Nacional de Telecomunicações observa que tenta coibir a prática a partir do bloqueio de IPs que estejam infectados.

E que também atua na retirada desses aparelhos de circulação.

A entidade ainda recomenda que consumidores sempre comprem aparelhos homologados.

O post TV Box pirata: criminosos usam aparelhos para roubar dados de usuários, diz Anatel apareceu primeiro em Olhar Digital.