Você possui um celular que usa o sistema operacional Android e costuma acessar o Waze? Se a resposta for sim, é importante ficar bastante ligado para conseguir continuar utilizando o aplicativo de trânsito no futuro.
Acontece que o app receberá novas atualizações em breve, o que irá inviabilizar o seu uso em dispositivos mais antigos. Isso porque a nova versão vai exigir uma versão Android que não está disponível para todos os usuários.
Aplicativo só irá funcionar com o Android 10 ou superior
De acordo com o portal 9to5Google, o Waze hoje funciona em qualquer celular que conte com a versão Android 8.0.
O sistema operacional foi lançado em 2017 e trouxe diversas novidades para usuários e desenvolvedores, incluindo melhorias de desempenho, novas funcionalidades e mudanças no comportamento do sistema.
Mas a tecnologia continuou avançando e essa versão ficou para trás.
Agora, a nova atualização v5.9.90 do aplicativo vai exigir que os dispositivos contem com o Android 10 ou superior.
Leia mais
Waze prepara atualização útil para os motoristas
Waze: IA permitirá reportar acidentes sem mexer no celular
Waze ficará um pouco diferente se você usa iPhone
Atualização pode ser liberada ainda neste ano
O Waze ainda não confirmou uma data de lançamento da nova versão do aplicativo, mas espera-se que isso aconteça até o final deste ano. Atualmente, apenas alguns usuários estão testando a versão beta da atualização.
Quando a nova versão for disponibilizadas para todos, será necessário atualizar o sistema operacional dos celulares para continuar utilizando o app. No caso de dispositivos mais antigos, e que não suportem as versões mais recentes do Android, o Waze simplesmente não irá mais funcionar.
Hoje, cerca de 5,8% dos dispositivos rodam com o Android 9.0 ou anterior. Isso significa que eles precisariam ser atualizados (se possível) o quanto antes. O portal ainda lembra que o Google Maps, concorrente do Waze, ainda é compatível com as versões mais antigas do sistema operacional.
O post Waze deixará de funcionar em celulares antigos; saiba quais apareceu primeiro em Olhar Digital.