Musk tem derrota em processo contra OpenAI; entenda

A rivalidade entre Elon Musk e Sam Altman, CEO da OpenAI, não é uma novidade. Na verdade, a disputa entre duas das principais figuras do setor da tecnologia já foi parar até mesmo na justiça dos Estados Unidos.

Nesta semana, o processo teve novidade. A juíza distrital Yvonne Gonzalez Rogers negou um pedido do sul-africano para rejeitar as alegações de uma “campanha de assédio” contra a empresa que ele cofundou em 2015.

Rivalidade entre os empresários foi parar na justiça (Imagem: Stock Studio 4477/Shutterstock)

Discussão envolve a justiça dos EUA

Elon Musk e sua startup de inteligência artificial xAI processaram a OpenAI em fevereiro de 2024. A ação alega que a empresa cometeu quebra de contrato ao abandonar seu acordo para desenvolver uma IA “para benefício da humanidade”, optando por “maximizar os lucros da Microsoft”.

No entanto, a criadora do ChatGPT afirmou que o bilionário é que não cumpriu totalmente com o combinado. A empresa de Sam Altman ainda acusou o adversário de se envolver em práticas comerciais fraudulentas, criando “uma oferta simulada pelos ativos da OpenAI” e tentando prejudicar a rival.

Musk processou a OpenAI no ano passado (Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

O sul-africano reagiu e pediu que as alegações da OpenAI fossem desconsideradas. A decisão, entretanto, foi negada pela justiça, que entendeu que não houve nenhuma ilegalidade e que Musk precisará enfrentar o processo. As informações são da Reuters.

Leia mais

Elon Musk acusa Apple de barrar Grok e favorecer ChatGPT

Elon Musk não usa computador? Entenda a mais nova polêmica

Altman minimiza críticas de Musk: “Não penso muito nele”

Relação entre os empresários é péssima (Imagem: jamesonwu1972/Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

Musk e Altman voltaram a trocar farpas

Nesta terça-feira (12), os empresários protagonizaram um novo embate público, desta vez por causa de acusações de favorecimento da Apple à OpenAI.

O sul-africano afirmou que a Apple estaria beneficiando o ChatGPT em em detrimento de outros apps de inteligência artificial, tornando “impossível” que concorrentes ocupem o topo da App Store.

Ele classificou a prática como violação das leis antitruste e disse que sua empresa, a xAI, tomará medidas legais.

Altman rebateu Musk, o acusando de manipular o algoritmo do X para favorecer seus próprios interesses, empresas e postagens, ao mesmo tempo que prejudica concorrentes e pessoas de quem não gosta.

Ele citou ainda um artigo de 2023 que apontava que o rival teria criado um sistema para priorizar seus tweets.

Musk, então, ironizou o alcance das postagens do adversário e o chamou de “mentiroso”.

Altman respondeu desafiando Musk a assinar uma declaração juramentada afirmando que nunca alterou o algoritmo do X para prejudicar rivais, prometendo se desculpar caso estivesse errado.

O diálogo terminou com novas provocações, incluindo Musk afirmando que “Altman mente tão facilmente quanto respira”.

O post Musk tem derrota em processo contra OpenAI; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.