Stellantis inaugura centro de reciclagem de peças automotivas em Osasco

A montadora Stellantis inaugurou, nesta quinta-feira, 14, um centro dedicado à reciclagem de peças automotivas, localizado em Osasco, na Grande São Paulo. Trata-se da segunda instalação desse tipo do grupo, sendo a primeira em Turim, na Itália, onde fica a sede da Fiat.

Com investimento de R$ 13 milhões, o Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças foca no reaproveitamento de peças de carros acidentados ou que já chegaram ao fim de sua vida útil.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O local tem potencial para criar 150 vagas de emprego e processar até oito mil automóveis por ano.

No novo centro, a equipe separará as peças em bom estado, preparará para revenda e comercializará a preços inferiores aos de peças novas, conforme informou a empresa em comunicado oficial.

A venda acontecerá tanto na unidade de Osasco quanto em plataformas virtuais, incluindo uma loja própria e o Mercado Livre.

O grupo Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, calcula que cerca de dois milhões de veículos chegam ao fim de sua vida útil a cada ano.

Segundo a empresa, apenas 1,5% desses veículos recebem a destinação correta do ponto de vista ambiental.

Stellantis destacou o controle rigoroso sobre a origem das peças

O processo de comercialização seguirá as normas de rastreabilidade previstas pela legislação dos desmanches, vigente desde 2014, que exige cadastro e controle rigoroso sobre a origem dos componentes.

Vale ressaltar que o programa Mover (Mobilidade Verde e Sustentabilidade) concede benefícios tributários às empresas que promovem a reciclagem de seus produtos no Brasil.

A Stellantis informou que cada veículo recebe uma “carteira de desmonte”, emitida por um fornecedor homologado.

Leia também: “Empresas brasileiras se preparam para o pior”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 279 da Revista Oeste

Além das exigências dos órgãos reguladores, a Stellantis utiliza um sistema próprio para codificação e controle de qualidade, assegurando a padronização de todo o processo. 

“Hoje, temos uma destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados”, disse Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul. “Desde os fluídos, como óleos e combustíveis, até matérias-primas como aço, ferro, alumínio, cobre e outros metais nobres, tudo é reaproveitado.”

Nem todos os veículos sinistrados terão partes reaproveitadas. A resolução 530 do Conselho Nacional de Trânsito, publicada em 2015, obriga o envio de carros incendiados, totalmente enferrujados ou em condições precárias para a sucata.

O post Stellantis inaugura centro de reciclagem de peças automotivas em Osasco apareceu primeiro em Revista Oeste.