Os carros estão cada vez mais sofisticados e com uma ampla gama de funções que prometem entregar maior desempenho, segurança e conforto para o motorista e passageiros. Entretanto, há algumas funcionalidades que são simplesmente inúteis. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira!
Equipamentos inúteis: veja 5 funções com nomes sofisticados, mas que não acrescentam em nada nos carros
A seguir, o Olhar Digital listou 5 funções que não fazem a menor diferença em seu veículo. Então, na hora de escolher um modelo, você não precisa levá-las em consideração. Veja!
1. Retrovisores externos por câmeras
Essa foi uma função do veículo E-Tron, lançado pela Audi no Brasil em 2020. Ela permite que os espelhos retrovisores externos sejam substituídos por câmeras. Ela é inútil no quesito visibilidade, pois oferece um campo de visão semelhante e, à noite, não dispõe de recurso de visão noturna. Além disso, se houver algum defeito na peça, o conserto sai mais caro do que o de um retrovisor comum.
Leia mais:
8 erros que motoristas cometem e podem danificar o carro
6 sinais clássicos de que o motor do carro vai morrer
Carro automático pode pegar no tranco? Veja os riscos e o que acontece
2. Karaokê a bordo
Essa é uma função que geralmente está presente em carros chineses. Entretanto, a não ser que o motorista e seus passageiros estejam em uma viagem longa e usem o recurso para se entreterem ou em um dia em que se sintam muito inspirados, dificilmente essa funcionalidade será utilizada, o que a torna um item dispensável.
3. Maçanetas eletrônicas
Essa inovação chegou ao Brasil junto ao Chevrolet Corvette C6 em 2005 e ganhou popularidades nos automóveis da Tesla. Ela consiste em um botão que, ao ser pressionado, libera a porta de forma eletrônica.
A sua utilidade é bem contestável, já que a maçaneta manual é muito eficaz e não exige esforço para ser puxada. Outro ponto é que os veículos que contam com a maçaneta eletrônica devem ter o sistema mecânico instalado também, pois, em caso de uma emergência e falha elétrica do automóvel, ele pode ser acionado para a pessoa sair do carro.
4. Volante e bancos aquecidos
Essa é uma função que foi desenvolvida para carros utilizados em lugares que fazem um frio extremo. Além disso, ela costuma estar presente apenas em carros de luxo.
Apesar de no Brasil haver regiões que, em alguns momentos do ano, podem ter temperaturas abaixo de zero, normalmente, apenas o aquecedor do painel é o suficiente para aquecer o carro. Por isso, o aquecedor de banco e volante acaba se tornando uma função um tanto inútil.
5. Bússola
Esse é um recurso que pode ser encontrado em veículos da linha Adventure, da Fiat, e no Nissan Sentra. Entretanto, com o avanço tecnológico, ele se torna algo inútil, pois a maioria dos carros modernos também conta com o Waze, telefone celular e internet.
O post 5 funções inúteis nos carros modernos apareceu primeiro em Olhar Digital.