Nova IA do Google planeja viagens com voos em oferta

O Google anunciou mais uma ferramenta de busca com inteligência artificial (IA) — desta vez, dentro do Google Voos. A promessa da big tech com o Flight Deals é de ajudar os clientes a economizar dinheiro com viagens.

“Em vez de ficar testando diferentes datas, destinos e filtros para encontrar as melhores ofertas, você pode simplesmente descrever quando, onde e como gostaria de viajar — como se estivesse conversando com um amigo — e o Flight Deals cuidará do resto”, diz o comunicado.

Ainda não há previsão de lançamento global do novo recurso (Imagem: Reprodução)

A ferramenta será lançada em versão beta nos EUA, Canadá e Índia na próxima semana, sem necessidade de cadastro. O usuário poderá acessar diretamente a página “Flight Deals” ou clicar no menu superior esquerdo do Google Voos. Ainda não há previsão de lançamento em outros países.

O Google diz que essa etapa é crucial para coletar feedback e explorar como a IA pode aprimorar o planejamento de viagens. A empresa disse ainda que vai incluir outras melhorias, como uma nova opção para excluir tarifas básicas da classe econômica para viagens nos EUA e Canadá.

Como vai funcionar a nova IA do Google Voos?

Um dos aspectos mais curiosos da nova IA é que a busca pode sugerir destinos que você talvez nem tenha considerado antes. É como se a tecnologia atuasse como um agente de viagens, mostrando ofertas variadas de voos;

O usuário poderá pesquisar algo, como “viagem de uma semana neste inverno para uma cidade com ótima comida, sem escalas”, ou “viagem de esqui de dez dias para um resort de classe mundial com neve fresca”;

“O que torna o Flight Deals único é que ele usa a IA avançada do Google para entender as nuances do que você procura e identificar destinos correspondentes. Em seguida, ele utiliza dados do Google Flights em tempo real para mostrar rapidamente opções relevantes e atualizadas de centenas de companhias aéreas e sites de reservas”, diz o blog.

Google vai liberar a nova busca para coletar feedback de usuários (Imagem: murat4art/iStock)

Leia mais:

Google Messages vai alertar e desfocar imagens sensíveis

Google e IBM acreditam que estão próximas de um computador quântico viável

Gemini agora lembra conversas passadas – e você decide o que a IA pode guardar

IA em todo lugar

O Google vem testando e ampliando diversos recursos de inteligência artificial nas suas plataformas. Nas últimas semanas, a empresa liberou sua IA para codificação e criou novas funcionalidades para quem mexe no mercado financeiro.

No caso da agente de codificação assíncrona Jules, o Google aprimorou a interface do usuário, corrigiu centenas de bugs e incluiu a reutilização de configurações anteriores para que novas tarefas sejam executadas mais rapidamente.

Já o Google Finanças passou por melhorias para oferecer “análises úteis e insights inovadores”, como ferramentas avançadas de gráfico, dados e notícias em tempo real, e ampliação do escopo de respostas no mecanismo de buscas.

Recursos de IA do Google são baseados no Gemini (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

O post Nova IA do Google planeja viagens com voos em oferta apareceu primeiro em Olhar Digital.