Sam Altman mira trilhões para impulsionar a IA

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que a empresa poderá gastar trilhões de dólares, ao longo do tempo, na infraestrutura necessária para desenvolver e operar serviços de inteligência artificial. As informações são da Bloomberg.

Para viabilizar o plano, estuda criar um “novo tipo de instrumento financeiro” que, segundo ele, o mercado ainda não conhece.

Sam Altman prevê investimento sem precedentes em inteligência artificial, mesmo diante de críticas e riscos de mercado (Imagem: PatrickAssale / Shutterstock)

Altman prevê grandes lucros

Em janeiro, Altman anunciou ao lado de Masayoshi Son (SoftBank) e Larry Ellison (Oracle) o projeto Stargate — investimento de US$ 500 bilhões em quatro anos —, mas prevê valores muito superiores.

Ele comparou o atual entusiasmo com IA à bolha do ponto.com nos anos 90, destacando que, apesar dos riscos, a tecnologia é real e transformadora.

O executivo reconheceu que algumas avaliações de startups são “insanas” e que investidores podem “se queimar”, mas acredita que a sociedade não se arrependerá do aporte maciço.

“É racional continuar investindo agora”, afirmou, citando a expectativa de lucros expressivos no futuro.

Parte do caminho para financiar esses custos poderá incluir uma oferta pública de ações, embora Altman não tenha definido prazo.

De olho no futuro, OpenAI prepara salto trilionário (Imagem: QubixStudio / Shutterstock.com)

Leia mais:

Como criar seu “próprio” ChatGPT; veja passo a passo

Busca profunda no ChatGPT: o que é, como funciona, e como usar

Stargate: OpenAI e Oracle investem em megaprojeto de data centers

Google Chrome na OpenAI?

Na conversa com jornalistas, o CEO também falou sobre o crescimento do ChatGPT, privacidade com criptografia de conversas e até interesse em adquirir o Chrome, caso o Google seja obrigado a vendê-lo.

Comentou ainda o lançamento turbulento do GPT-5, alvo de críticas por mudanças no estilo e na “personalidade” do modelo, admitindo erros e reforçando que a experiência trouxe lições sobre a atualização de produtos usados por centenas de milhões de pessoas.

OpenAI busca recursos inéditos para expandir, enquanto enfrenta críticas por mudanças no modelo mais recente – Imagem: QubixStudio/Shutterstock

Altman, por fim, disse acreditar que o ChatGPT está a caminho de gerar mais conversas por dia do que todos os seres humanos juntos. “Se projetarmos nosso crescimento para o futuro, em breve bilhões de pessoas por dia estarão falando com o ChatGPT”, disse o CEO da OpenAI.

“O ChatGPT terá mais conversas, talvez, do que todas as palavras humanas juntas, em algum momento”, concluiu.

O post Sam Altman mira trilhões para impulsionar a IA apareceu primeiro em Olhar Digital.