São Paulo: exposição recupera as origens do hip-hop na cidade

Uma exposição gratuita está aproximando a história do hip-hop paulistano dos moradores da cidade: desde o final de julho, está aberta no Sesc 24 de Maio a mostra HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, que traça a origem do movimento na maior cidade da América Latina.

Entre itens inéditos que também recuperam as raízes do hip hop nos Estados Unidos e milhares de registros obtidos em coleções pessoais de quem viveu os primórdios da cena em São Paulo, a mostra reúne a maior coleção do tipo já exibida em público de forma simultânea.

A curadoria é de personagens intimamente conectados com a história do hip-hop paulistano: nomes como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay, Thaíde, Sharylaine, ALAM Beat e Rose MC assinam o trabalho de busca e compilação para a montagem da exposição no Sesc.

O que ver na exposição

A mostra traz um grande acervo com foco no período de nascimento do hip-hop paulistano, nos anos 1980. São mais de três mil peças que, em muitos casos, vêm de coleções pessoais e não eram vistas desde a época em que estavam sendo utilizadas originalmente.

Roupas da época, boomboxes, pôsteres e flyers de bailes black são algumas das atrações que recuperam a estética e efervescência do movimento em suas origens na cidade. Tudo com o toque pessoal de curadores que viveram a cena nesse período e revisitaram o próprio acervo e o de amigos para garantir uma experiência testemunhal em primeira mão, como o caso de Rooneyoyo O Guardião.

Continua após a publicidade

Outros materiais raros em exibição na mostra incluem o documentário Style Wars (1983), obra de Henry Chalfant sobre a cultura hip-hop no período, e gravações do artista visual Michael Holman, que registrou algumas das primeiras batalhas de break filmadas. Além disso, a exposição traz com exclusividade imagens inéditas capturadas pela fotógrafa Martha Cooper, responsável por documentar o começo do hip-hop em Nova York.

Serviço

Exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break

Quando? Até 29 de março de 2026. De terça-feira a sábado, das 9h às 21h. e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. Fechado às segundas-feiras.

Onde? Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República.

Continua após a publicidade

Quanto? Evento gratuito e com classificação livre. Outras informações sobre a programação no link.

Leia tudo sobre São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade