Pesquisadores da Universidade de Tianjin, na China, anunciaram um avanço significativo em baterias de lítio, alcançando o dobro da densidade energética das melhores baterias da Tesla. O estudo está publicado na revista Nature.
Enquanto as baterias mais avançadas da fabricante americana têm cerca de 300 Wh/kg, a nova bateria atingiu mais de 600 Wh/kg, permitindo armazenar muito mais energia em um espaço menor e com menor peso.
Esse ganho é crucial para aumentar a autonomia e o desempenho de veículos elétricos, reduzindo também o tempo de recarga.
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Liberando todo o potencial das baterias
O progresso se deve a um eletrólito inovador, com estrutura desorganizada, que permite que os íons de lítio se movam com maior liberdade.
Em baterias convencionais, os íons podem ficar “obstruídos”, formando estruturas rígidas que limitam eficiência, estabilidade e desempenho. O novo design cria um microambiente que reduz barreiras dinâmicas, estabiliza interfases e aumenta o potencial da bateria.
Testes em laboratório mostraram densidade de 604,2 Wh/kg, estabilidade por mais de 100 ciclos de carga e descarga, resistência a chamas e funcionamento a -60 °C sem congelar.
Novos testes ainda são necessários
Apesar dos resultados promissores, a bateria ainda é uma prova de conceito e precisa ser testada em condições reais antes de produção em larga escala.
Se viável, a tecnologia pode revolucionar não apenas os veículos elétricos, mas também o armazenamento de energia para redes renováveis e o desenvolvimento de eletrônicos de consumo mais seguros, duradouros e de alta capacidade.
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