Já imaginou encontrar um diamante valioso durante uma caminhada em um parque? Pois foi exatamente isso o que acontece com uma mulher de Nova York que passeava no Crater of Diamonds State Park, nos Estados Unidos.
Mas engana-se quem acredita que a descoberta foi fruto de acaso ou sorte. Na verdade, Micherre Fox, de 31 anos, buscava há mais de um mês a joia perfeita para o seu anel de noivado. E nenhum lugar seria melhor do que o parque, localizado no Arkansas.
Milhares de joias já foram localizadas no parque
O Crater of Diamonds State Park é um parque estadual com uma política, no mínimo, inusitada.
Quem conseguir encontrar algum diamante por lá, pode ficar com o material.
Dessa forma, Micherre e muitas outras pessoas tentam encontrar a sua própria joia no local.
Desde a primeira descoberta, em 1906, mais de 75 mil pedras preciosas foram desenterradas no parque, que conta com uma fonte vulcânica original.
Apenas neste ano, 366 visitantes puderam levar para casa uma joia, 11 deles com mais de um quilate cada.
Micherre Fox, por exemplo, conseguiu encontrar um diamante de 2,3 quilates.
Leia mais
Diamante vermelho: o que a ciência descobriu estudando o raro (e caro) mineral
“Superdiamante” encontrado em meteoros é produzido pela 1ª vez
Você sabia? 5 minerais que são mais raros e valiosos que diamantes
Diamantes estão soltos no solo
De acordo com o site do parque, os diamantes do Crater of Diamonds State Park começaram a se formar há mais de três bilhões de anos. Esse processo ocorreu no fundo do manto da Terra, onde o carbono virou cristal por causa da alta pressão e temperatura.
Cerca de 100 milhões de anos atrás, uma erupção vulcânica trouxe essas pedras para perto da superfície, criando uma grande cratera. Com o tempo, a erosão deixou os diamantes concentrados no solo, onde eles podem ser encontrados soltos.
Os visitantes ainda podem encontrar pedras semipreciosas, como ametista e ágata. Lembrando que a maioria das joias encontradas no parque não chega a ser formalmente avaliada ou lapidada, mas isso não parece ser um problema para o público. As informações são do G1.
O post Esse parque possui diamantes espalhados pelo solo – e você pode levá-los para casa apareceu primeiro em Olhar Digital.