Ventos de até 100km/h e granizo: região Sul está em alerta

Com a chegada de um ciclone extratropical ao Sul do Brasil, a Defesa Civil divulgou um alerta sobre a possibilidade de ventos de até 100km/h em alguns locais do litoral do Rio Grande do Sul. Para esta segunda-feira (18), a previsão é de precipitações de 5 a 30 milímetros nas regiões gaúchas de Oeste, Campanha, Missões e Centro, podendo chegar a 40mm em algumas áreas do Oeste.

Já na terça-feira (19), há chance de queda de granizo, chuva pontualmente intensa, descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, noroeste, norte, centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, ventos costeiros podem contribuir para o avanço de dunas sobre as construções no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina. O alerta laranja vale entre 18h de terça e 21h de quarta (20), quando as rajadas de vento ficam entre 45 e 80 km/h.

Defesa Civil pede à população que evite exposição durante as rajadas mais fortes (Imagem: Kristina Merzlyakova/iStock)

Estado em alerta

A Defesa Civil pede à população que evite exposição durante as rajadas mais fortes e busque locais seguros para se abrigar, já que há risco de queda de árvores e postes pelo menos até quarta-feira (20).

Vale lembrar que a passagem de outro ciclone extratropical no fim de julho provocou estragos pelo estado do Rio Grande do Sul, com ventos de até 105km/h em Porto Alegre. Mais de 400 mil clientes gaúchos ficaram sem energia na ocasião. A região Sul é mais suscetível à ciclones entre maio e setembro, de acordo com o Inpe. 

“Isso decorre da diferença de temperatura e umidade entre o continente e as águas do mar próximas à costa, ou seja, o deslocamento do ciclone do continente mais frio e seco em direção ao oceano mais quente contribui para que haja transferência de calor e umidade do oceano para a atmosfera”, explica o órgão.

Região Sul é mais suscetível à ciclones entre maio e setembro (Imagem: Guido Amrein/iStock)

Leia Mais:

Ciclone extratropical pode ter criado maior onda já surfada no Brasil

Google cria IA que pode prever trajetória de ciclones

Startup de chuva artificial vira alvo após enchentes no Texas

Resto do país

Para esta semana, também são esperados vendavais no Paraná e Mato Grosso do Sul, além de chuvas com pancadas isoladas na região de fronteira até o Acre;

No Centro-Oeste e Sudeste, o tempo fica firme ao longo da semana, com temperaturas elevadas. Em Cuiabá, a máxima chega a 38ºC, e em São Paulo, 31ºC, por exemplo;

No litoral brasileiro, com exceção da costa sul da Bahia, a previsão é de tempo nublado ou com sol entre nuvens;

No Norte, precipitações diárias são esperadas em Roraima e em áreas do Amazonas, Pará e Amapá por causa do calor e da alta umidade.

Chuva e vendavais também são esperados no Paraná e Mato Grosso do Sul (Imagem: Nani Rossetti/iStock)

O post Ventos de até 100km/h e granizo: região Sul está em alerta apareceu primeiro em Olhar Digital.