Os benefícios de conviver com cães vão muito além da companhia afetuosa e das lambidas inesperadas. A ciência tem revelado, com cada vez mais precisão, como essa relação entre humanos e seus pets pode transformar a saúde física, emocional e até imunológica. Do coração à mente, os cães têm se mostrado verdadeiros aliados do bem-estar.
Neste artigo, reunimos descobertas fascinantes de estudos internacionais que comprovam como os cães podem melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o estresse, fortalecer vínculos emocionais e até combater a solidão. Prepare-se para se surpreender com o poder terapêutico do seu melhor amigo!
Benefícios de conviver com cães: veja o que a ciência já revelou
1. Melhora a saúde cardiovascular
Entre os benefícios de conviver com cães está a melhora da saúde cardiovascular. Isso é o que revela o estudo da Mayo Clinic que associa a posse de cães à melhora da saúde cardiovascular e mobilidade.
A pesquisa faz parte da análise do projeto Kardiozive Brno 2030, que avaliou mais de 2.000 pessoas e concluiu que donos de cães têm melhores hábitos de saúde, como maior atividade física, dieta equilibrada e níveis ideais de glicose e colesterol.
Leia mais
Amigos ou cãozinho de estimação: qual é a melhor companhia, segundo a ciência?
Os benefícios de conviver com gatos, segundo a ciência
O que é ocitocina, “hormônio do amor”, e para que ela serve?
2. Diminui o estresse
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Konkuk, na Coreia do Sul, e publicada pela revista científica Plos One revelou que conviver com cães pode reduzir o estresse e relaxar a mente.
Pesquisadores do estudo, reuniram 30 adultos saudáveis para investigar os efeitos psicofisiológicos e emocionais da interação com cães. Dessa forma, os participantes realizaram oito atividades diferentes com uma cadela da raça poodle standard, incluindo brincar, alimentar, massagear e passear.
Durante essas interações, os pesquisadores mediram as ondas cerebrais dos participantes usando eletroencefalograma (EEG). Os resultados mostraram aumento da atividade cerebral em áreas relacionadas ao relaxamento, foco e bem-estar. Além disso, os participantes relataram redução do estresse e melhora no humor após cada atividade.
3. Aumenta a ocitocina e vínculo emocional
Outro benefício de conviver com cães está a liberação de hormônios do amor! Sim! Isso é o que revelou uma pesquisa publicada na revista Science, que relata que o contato visual entre humanos e cães aumenta os níveis de ocitocina, o “hormônio do amor”, promovendo conexão e bem-estar emocional.
Esse vínculo profundo entre espécies reforça sentimentos de pertencimento e afeto, sendo comparável ao laço entre mãe e bebê. É uma relação que alimenta a empatia e a saúde emocional.
4. Combate à solidão e melhora da saúde mental
Pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, em parceria com o Peninsula Health, realizaram um estudo que mostrou como a interação com animais de estimação pode reduzir significativamente a sensação de solidão.
O experimento envolveu idosos em casas de repouso e estudantes internacionais, dois grupos frequentemente afetados pelo isolamento social. Após encontros semanais com pets (reais e robóticos), os participantes relataram melhora no bem-estar emocional e maior facilidade para se conectar com outras pessoas.
5. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico humano
Sim! Além do seu melhor amigo proteger a casa, ele também protege seu sistema imunológico. Estudos indicam que crianças que crescem em ambientes com cães, gatos ou animais de fazenda apresentam menor incidência de asma, eczema e até doenças autoimunes.
Isso ocorre porque os microrganismos presentes nesses animais ajudam a “treinar” o sistema imunológico humano, tornando-o mais equilibrado e menos propenso a reações alérgicas.
Esse raciocínio é sustentado por pesquisas como a do New England Journal of Medicine, que mostrou que crianças Amish (expostas desde cedo a animais e à poeira de ambientes rurais) têm sistemas imunológicos mais resistentes e taxas significativamente menores de asma e alergias.
O post 5 benefícios de conviver com cães, segundo a ciência apareceu primeiro em Olhar Digital.