A Tesla vai iniciar em setembro a entrega do novo Model YL na China. O modelo de seis lugares será vendido com um preço quase 30% maior do que a edição básica, chegando a 339.000 yuans (cerca de R$ 256 mil) ante 263.500 yuans (R$ 199 mil).
A montadora de Elon Musk também está aceitando pedidos de clientes que preferem veículos elétricos espaçosos e de longo alcance para uso familiar, segundo reportagem do South China Morning Post.
Com três fileiras de assentos, o SUV tem autonomia de 751 km, semelhante ao Model Y Long Range AWD. A bateria de alto desempenho é assinada pela LG Energy Solution — considerada a atualização mais substancial dos modelos fabricados na China até agora.
A nova versão tem quase 5 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,04 metros, um pouco maior que o design padrão, além de 2.539 litros de espaço de armazenamento.
A conta da Tesla no Weibo publicou um vídeo do carro e você pode conferir clicando aqui.
Entrando na disputa
O novo modelo de seis lugares da empresa americana vai enfrentar a concorrência de pelo menos dois outros fabricantes chineses: Li Auto e Nio, que promovem preços competitivos para se consolidar no mercado.
Sediada em Pequim, a Li Auto é responsável pela fabricação do Li i8, com o modelo básico custando 321.800 yuans. Já a Nio tem sede em Xangai e iniciou a entrega do SUV Onvo L90 de seis lugares com preços começando em 279.900 yuans.
“A Tesla precisa acompanhar seus concorrentes chineses, pois eles lançam constantemente novos modelos para atender aos consumidores de renda média, em meio à mudança no gosto por carros elétricos”, disse Eric Han, gerente sênior da Suolei, uma empresa de consultoria em Xangai, ao jornal.
“A concorrência no segmento premium está ficando mais acirrada, já que marcas chinesas como Xiaomi e Nio também estão construindo veículos elétricos maiores e com melhor desempenho”, acrescentou.
Leia Mais:
Você pagaria? Volkswagen cobra para liberar potência de carros elétricos
Novas marcas de carros chinesas chegam ao Brasil ainda em 2025
Restaurante da Tesla nos EUA mal abriu e já reduziu o menu
Tentando reagir
As operações da Tesla na China têm passado por períodos de grande oscilação. No mês passado, a Gigafactory em Xangai entregou 67.886 veículos Model 3 e Model Y a clientes do continente e no exterior, uma queda de 8,4% em relação ao ano anterior.
O resultado vem um mês depois que a montadora reverteu um declínio de oito meses. A maior base de produção da Tesla no mundo produziu 432.360 unidades nos sete primeiros meses de 2025, um declínio de 13,7% em relação ao ano anterior.
Isso mesmo em um momento próspero para o mercado de veículos elétricos na China: as vendas de EVs subiram 35% neste ano, com 7,6 milhões de unidades comercializadas até julho, segundo a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA).
O post Tesla lança carro de seis lugares na China com 750 km de autonomia apareceu primeiro em Olhar Digital.