Casa Branca lança conta no TikTok em meio à tentativa de venda da rede

A Casa Branca lançou uma conta oficial no TikTok em mais um passo estratégico para espalhar mensagens do presidente Donald Trump em vídeos curtos, especialmente entre o público jovem, segundo reportagem da Reuters.

O perfil @whitehouse entrou no ar nesta terça-feira (19) com um vídeo de 27 segundos mostrando imagens de Trump com apoiadores e declarando: “Eu sou a sua voz“. “América, estamos de VOLTA! E aí, TikTok?“, dizia a legenda.

Conta no TikTok pode aproximar Trump de público mais jovem (Imagem: Bet_Noire/iStock)

O republicano usou a conta @realdonaldtrump em sua campanha no ano passado, acumulando mais de 15 milhões de seguidores. Para Trump, a rede foi fundamental para derrotar a democrata Kamala Harris com o voto de eleitores mais jovens, diz o site.

“A mensagem do presidente Trump dominou o TikTok durante sua campanha presidencial, e estamos animados para dar continuidade a esses sucessos e nos comunicar de uma forma que nenhum outro governo fez antes”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Explorando as redes

Além do TikTok, plataforma com mais de 170 milhões de usuários, Trump tem apostado na sua própria rede, Truth Social, onde acumula 10,6 milhões de seguidores;

Recentemente, o aplicativo fechou uma parceria com a Perplexity para testar ferramentas de busca com inteligência artificial (IA);

A ferramenta tem surpreendido ao apresentar respostas que, frequentemente, contradizem declarações feitas por Trump e seus aliados.

“O governo Trump está comprometido em comunicar os sucessos históricos que o presidente Trump proporcionou ao povo americano com o maior número possível de públicos e plataformas”, afirmou Leavitt.

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Aplicativo foi criado em resposta ao banimento de Trump das principais plataformas (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

A polêmica do TikTok

No ano passado, uma lei assinada pelo então presidente Joe Biden exigiu que o TikTok parasse de operar em solo estadunidense por suspeita de risco à segurança nacional. Por se tratar de uma empresa controlada por um grupo chinês, congressistas estadunidenses acreditam que dados pessoais dos usuários podem ser usados por Pequim.

Em um primeiro momento, a rede seria bloqueada em 19 de janeiro deste ano, a menos que a sua controladora, ByteDance, vendesse ativos do aplicativo nos EUA. Trump, no entanto, optou por não aplicar a lei e estendeu o prazo para abril, depois, 19 de junho e, novamente, para 17 de setembro.

“Estamos trabalhando para garantir que este acordo seja fechado para que o povo estadunidense possa continuar a usar o TikTok com a garantia de que seus dados estarão seguros e protegidos”, disse Leavitt na época da última extensão.

O TikTok nega qualquer dívida com o governo chinês e defende que a lei “é uma clara violação dos direitos da Primeira Emenda dos 170 milhões de estadunidenses no TikTok” que “teria consequências devastadoras para as sete milhões de pequenas empresas que usam o TikTok para alcançar novos clientes, vender seus produtos e criar novos empregos”, segundo a CBS.

TikTok tem mais de 170 milhões de usuários ativos (Imagem: jackpress/Shutterstock)

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