O influenciador francês Raphaël Graven (46) morreu durante uma transmissão na plataforma Kick. Ele era conhecido por vídeos se submetendo a situações perigosas e transmitia tudo na rede social, que ficou conhecida por ter regras pouco rígidas de moderação de conteúdo.
A Kick é rival da Twitch, mas tem regras mais flexíveis e cobra menos taxas dos influenciadores. Por isso, cresceu como alternativa.
Influenciador francês morreu durante transmissão na Kick
Raphaël Graven, conhecido como “Jean Pormanove” e “JP”, transmitia vídeos se submetendo a situações violentas ou humilhantes, realizadas por dois parceiros de conteúdos, chamados como “Narutovie” e “Safine”.
Na madrugada de segunda-feira (18), Graven abriu uma live em que aparecia inconsciente embaixo de um edredom em uma cama. Na sequência, outros dois homens aparecem (os parceiros) e, em certo momento, um deles joga uma garrafa de plástico na direção de JP.
De acordo com usuários que acompanhavam a transmissão, o vídeo mostrou o momento anterior à morte do influenciador – ou anterior à descoberta da morte. Raphaël Graven tinha mais de 500 mil inscritos na Kick.
O que é a Kick?
A Kick é uma plataforma de transmissão focada em jogos, assim como a Twitch (as duas são rivais). Ela foi criada em 2022, pelos empresários australianos Edward Craven e Bijan Tehrani, que também são donos do cassino online Stake, de 2017. Segundo a Forbes, eles têm fortuna avaliada em US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 15,4 bilhões), cada um.
Tanto a Kick quanto a Stake ganharam visibilidade em 2024, quando começaram a patrocinar a equipe de Fórmula 1 Sauber (que, atualmente, tem o brasileiro Gabriel Bortoleto como piloto).
A rede social conta com mais de 50 milhões de usuários e virou uma alternativa à Twitch por dois motivos. Primeiro, ela é conhecida por suas regras mais flexíveis de moderação de conteúdo. De acordo com reportagem da Blooomberg, a Kick já permitiu vídeos que violavam direitos autorais, com conteúdo adulto e até um debate com um nazista. Segundo, ela fica com apenas 5% do valor gerado pelos influenciadores com as assinaturas (em comparação dos 50% retidos pela Switch, com mais de 105 milhões de usuários).
Apesar do sucesso, a plataforma não deu lucro para os empresários. Pelo contrário: trouxe prejuízo de US$ 100 milhões de criação. No entanto, para comparação, a Twitch, de 2011, também nunca deu lucro.
Um dos motivos para isso é a dificuldade em atrair anunciantes para a Kick, justamente devido às regras menos rígidas.
Caso está sendo investigado
O Ministério Público de Nice, no sul da França, está investigando o caso;
Segundo a autoridade, a morte de JP aconteceu “em um espaço alugado para sessões ao vivo de videogame”;
A investigação quer entender mais detalhes sobre o caso, com suspeita de “violência coletiva intencional contra pessoas vulneráveis” e divulgação das imagens na internet;
À RFI, a Kick afirmou que não responderia a questionamentos sobre o caso por conta de sua política de privacidade, mas que está analisando a situação;
Um porta-voz da rede social revelou à BBC que a empresa está “revisando com urgência” as circunstâncias da morte.
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