O ciclo do Nintendo Switch original está próximo do fim. Contudo, o Switch 2 acabou de ser lançado e ainda conta com poucos títulos disponíveis. Por isso, este é o melhor momento para revisitar ou conhecer alguns dos destaques da vasta biblioteca do Switch original.
Aproveitando a retrocompatibilidade do Switch 2, ou se você já tem ou pretende adquirir o console original, listamos a seguir 8 jogos de terror para ficar de olho.
Quais os melhores jogos de terror para Nintendo Switch?
Fatal Frame: Maiden of Black WaterOutlast 2Layers of Fear: LegacyDarkwoodLittle Nightmares IIInsideAlan Wake RemasteredLuigi’s Mansion 3
Fatal Frame: Maiden of Black Water
Originalmente lançado no Wii U, “Fatal Frame: Maiden of Black Water” é um jogo de terror de sobrevivência que chegou ao Nintendo Switch em versão remasterizada, trazendo gráficos aprimorados e jogabilidade adaptada.
Como um exemplar da franquia “Fatal Frame”, neste jogo você enfrenta fantasmas hostis usando uma câmera capaz de exorcizar espíritos ao fotografá-los, a Camera Obscura.
O jogador deve tirar fotos dos fantasmas no tempo exato. Mais danos são causados com enquadramentos “Fatal Frames”.
Na trama, três personagens são atraídos ao Monte Hikami, palco de antigos rituais, e acabam presos em um confronto contra uma força maligna.
Outlast 2
Outro jogo de horror que engrandece a biblioteca do Switch é “Outlast 2“. O título se trata de um survival horror em primeira pessoa, assim como o jogo antecessor, que também está disponível para Switch.
Inspirado em filmes como “A Bruxa de Blair” (1999), o game adota um estilo found footage. O jogador controla um cinegrafista que precisa encontrar sua esposa após um acidente de helicóptero no deserto do Arizona. Durante a exploração, ele enfrenta um culto religioso fanático.
Na gameplay, não há armas nem combate direto: a sobrevivência depende de correr, se esconder e usar a câmera equipada com visão noturna, zoom e microfone. Apesar de ser uma sequência, não é necessário jogar o primeiro título para entender a trama, já que a história é independente, embora mantenha o mesmo universo.
Layers of Fear: Legacy
Essa é a versão para Nintendo Switch de “Layers of Fear”. Trata-se de uma edição definitiva que aproveita os recursos do console, como Joy-Con, touchscreen e HD Rumble, oferecendo uma experiência imersiva tanto em modo portátil quanto na TV. Além disso, conta com a DLC “Inheritance”.
“Layers of Fear: Legacy” é um jogo de aventura e terror psicológico que se passa em uma mansão vitoriana sombria, que muda de forma enquanto o jogador explora. A partir dessa mecânica, é preciso resolver enigmas.
Você controla um pintor mentalmente instável, obcecado em completar sua obra-prima enquanto confronta memórias sombrias.
Darkwood
O survival horror “Darkwood“ coloca o jogador em uma floresta bizarra e assustadora no Bloco Soviético, em um mundo semiaberto. A visão do jogo é de cima para baixo, permitindo acompanhar toda a ação enquanto se explora o ambiente.
No jogo, você controla o Estranho, que está preso nessa floresta infestada por monstros e uma praga mortal. O objetivo é sobreviver, tomar decisões que afetam outros sobreviventes e encontrar uma forma de escapar.
Durante o dia, o jogador explora, coleta suprimentos, interage com personagens e fortalece o abrigo; à noite, deve se defender de invasores. O sistema de habilidades exige escolhas estratégicas, já que cada benefício traz um efeito negativo, e as decisões do jogador influenciam o desfecho da história.
Little Nightmares II
Saindo um pouco dos survival horrors, outro jogo com temática de terror imperdível no Switch é “Little Nightmares II“. Sequência do aclamado “Little Nightmares” (também disponível para Nintendo Switch), este título é um puzzle-plataforma, ou seja, foca na resolução de quebra-cabeças para progredir. Além disso, o game é ambientado em um mundo de plataforma em 3D.
No jogo, você controla o garoto Mono, que recebe a ajuda da protagonista do jogo anterior, a garota de capa amarela Six, enquanto ambos estão presos em um mundo sombrio. Não é necessário jogar “Little Nightmares I” para entender esta sequência.
Leia mais
5 jogos clássicos que deveriam estar no Nintendo Online
Veja enredo, preço e onde jogar Donkey Kong Bananza
Os 5 melhores jogos de esporte para Nintendo Switch
Inside
Com um estilo quase monocromático, “Inside” é um jogo de puzzle e plataforma situado em um mundo com uma atmosfera sombria. O jogador controla um menino, e a jogabilidade combina elementos de plataforma, como correr e pular, com a resolução de quebra-cabeças utilizando objetos e, em alguns casos, controlando outros corpos.
Outro destaque que contribui para a atmosfera de terror no jogo é o uso sutil do som, além da apresentação de mortes realistas do personagem.
Alan Wake Remastered
Originalmente lançado em 2010 para Xbox 360 e Windows, “Alan Wake” recebeu aclamação por apresentar uma experiência narrativa semelhante a uma série de suspense. Além disso, os elementos de exploração, combate com lanternas e armas para enfraquecer e derrotar inimigos, e a resolução de enigmas também foram elogiados.
Anos depois, este clássico ganhou uma versão remasterizada para o Nintendo Switch, que mantém toda a história, os dois DLCs e o visual aprimorado.
Trata-se de um jogo de ação e aventura em que você controla Alan Wake, um escritor que enfrenta sombras possuídas usando lanternas e armas para dissipar a escuridão. A trama acompanha o protagonista enquanto ele tenta descobrir o desaparecimento de sua esposa ao mesmo tempo em que eventos de seu próprio livro começam a se tornar realidade.
Luigi’s Mansion 3
Embora seja um jogo bem mais leve em relação aos outros títulos da lista, “Luigi’s Mansion 3” também é obrigatório em uma seleção de jogos de terror para Switch. Isso porque a ambientação divertida que o jogo cria em um hotel assombrado é extremamente atraente.
No terceiro jogo da série, você controla, obviamente, um assustado Luigi em uma gameplay de plataforma e resolução de puzzles. O irmão do Mario explora cada andar de um hotel luxuoso assombrado por fantasmas, sendo o objetivo principal encontrar os botões do elevador escondidos em diferentes andares.
Um destaque do game é a versão gosma do Luigi, que consegue atravessar grades e canos, permitindo jogar de modo cooperativo para dois jogadores.
O post Os 8 melhores jogos de terror para Nintendo Switch apareceu primeiro em Olhar Digital.